PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: RITACIRO CAVALCANTE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RITACIRO CAVALCANTE DA SILVA
DATA : 08/04/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ibq-hasj-dvx

Em Busca de um Ludoletramento Digital Crítico: Um Estudo Autoetnográfico das Questões Críticas do Jogar Videogame

Jogos eletrônicos. Ludoletramento. Letramento digital. Autoetnografia.

Este estudo objetivou investigar como adolescentes no Ensino Médio em escolas públicas refletem sobre suas práticas do jogar videogame e sobre percepções acerca de si e da sociedade em que vivem. Para tanto, o foco de análise foi identificar os conceitos e as competências que compõem a experiência do letramento digital crítico nos videogames, incluindo mas não limitados àqueles em língua inglesa. A autoetnografia foi a corrente metodológica escolhida por entender que o ato de jogar é indissociável da experiência pessoal, inclusive a do pesquisador, e que pode servir como catalisador das experiências vividas e compartilhadas pelos participantes a fim de expandir perspectivas que vão além do senso comum no que diz respeito aos jogos eletrônicos e ao ato de jogá-los. Os dados foram coletados por meio de entrevistas virtuais em ferramentas de mensagens e/ou videoconferência e por práticas de jogar transmitidas ao vivo pelo pesquisador para os participantes da pesquisa.

Externo à Instituição - FABRICIO TETSUYA PARREIRA ONO - UFMS
Interna - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Presidente - 1631608 - SERGIO IFA
Notícia cadastrada em: 09/03/2021 09:55