PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA LIMA VIDAL MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA LIMA VIDAL MACHADO
DATA : 05/04/2021
LOCAL: On-line: https://us02web.zoom.us/j/8920490794

Variações linguísticas em Libras e o papel dos fatores regionais e sociais

Querologia. Variação Linguística. Sociolinguística. Libras. Língua de Sinais Alemã.

Este trabalho tem como objetivo analisar alguns tipos de variação linguística em Libras, retirados de materiais de corpus da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e UFC (Universidade Federal do Ceará), focando na variação querológica de sinais. Na metodologia de trabalho, parte-se da problemática das variantes de sinais, ocorridos na mesma região e também na comparação destes sinais com os dados colhidos sobre a DGS, a língua de sinais alemã, na Universidade de Humboldt, em Berlim. A análise se dará no material com enfoque na variação linguística na Libras e na DGS, visto que se tratam de vídeos do corpus de universidades será portanto, uma análise sob um aspecto da forma de sinalização mais informal. Verifica-se que a variação querológica no processo de produção destes vídeos não permite uma padronização linguística, o que também será discutido. Como resultado da pesquisa e das discussões propostas neste trabalho, acredita-se que o sinalizante não perceba essa informalidade em sua sinalização. Formula-se, portanto, algumas hipóteses para tal fato que podem ser divididas entre a presença de idioleto e a influência dos socioletos. Esta pesquisa tenta trazer como contribuições o entendimento de que a Libras possui variação linguística considerável e que o seu estudo comparativo com a DGS pode enriquecer ainda mais a compreensão das duas línguas. Além disso, estas ideias podem servir de base para o desenvolvimento de outras pesquisas na área.

Interno - 338331 - ALDIR SANTOS DE PAULA
Interno - 3364615 - JAIR BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - CHARLEY PEREIRA SOARES - UFV
Notícia cadastrada em: 05/04/2021 15:00