PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: SILVIO NUNES DA SILVA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVIO NUNES DA SILVA JUNIOR
DATA : 13/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

DIALOGISMO E AUTO-OBSERVAÇÃO EM PRÁTICAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS COM A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO SUPERIOR: A SALA DE AULA COMO ARENA RESPONSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Dialogismo. Práticas Linguístico-Discursivas. Auto-observação. Trabalho Pedagógico. 


PÁGINAS: 242
RESUMO:

Dentro da área de estudos da Linguística Aplicada, que possui uma agenda política transdisciplinar (KLEIMAN, 2013), na sua inter-relação com a Teoria Dialógica da Linguagem, tenho o objetivo, nesta tese, de analisar, num contexto de auto-observação, práticas linguístico-discursivas à luz de concepções dialógicas no trabalho com a língua portuguesa no ensino superior. Com base nisso, questiono quais elementos, ao longo da história do ensino de língua portuguesa, deixaram evidenciada a necessidade de se pensar na sala de aula como arena responsiva, ancorando-me em Geraldi (1984), Volóchinov (2017), Bakhtin (2011), Szundy (2014) e outros autores; problematizo como a perspectiva dialógica pode contribuir para a promoção de práticas pedagógicas que considerem a dinâmica processual da linguagem, a partir das noções de discurso, gênero discursivo, enunciado, texto, relações dialógicas, discursividade e responsividade (BAKHTIN, 2010b, 2011; VOLÓCHINOV, 2017, 2013, 1997; RODRIGUES, 2004, 2000; ZOZZOLI, 2002, 2012); e destaco alguns subsídios para se planejar e efetuar práticas linguístico-discursivas no ensino de língua portuguesa (GOULEMONT, 2009; CHARTIER, 1998; BAJARD, 1992; MARCUSCHI, 2003, 2001; ZOZZOLI, 2006, 2003, 1999, 1997; DE CERTEAU, 2014; GERALDI, 1995; POSSENTI, 1996; ANTUNES, 2007; PERINI, 2010); para que, através dessas questões, possa ser identificado, numa perspectiva teórico-prática, de que modo a auto-observação docente proporciona a (re)elaboração de práticas de ensino mais favoráveis à compreensão de língua viva. A metodologia da pesquisa utiliza os pressupostos da abordagem qualitativa (ROHLING, 2014; CHIZZOTTI, 2003), buscando base na vertente de natureza etnográfica (MATTOS, 2011; ANDRÉ, 2008; PAIVA, 2019; ANGROSINO, 2009) e na perspectiva da auto-observação (GHEDIN, 2005; BIRCH, 1991; FREIRE; 1996; NININ, 2009). Os dados de pesquisa foram produzidos processualmente durante um componente curricular de Língua Portuguesa num curso de Bacharelado em Enfermagem, no semestre 2019.2, numa instituição de ensino superior privada situada no município de Arapiraca-AL. Na posição de professor-pesquisador, percebi que o ensino de Língua Portuguesa, ao adotar uma visão de sala de aula como arena responsiva, pode potencializar seu distanciamento de práticas restritas a abordagens normativo-prescritivas, reprodutivas e sistematizadoras; que as concepções dialógicas discutidas entregam ao professor subsídios relevantes para o desenvolvimento de práticas de ensino situadas na dinâmica da língua viva; e que as práticas linguístico-discursivas se mostraram fundamentais para o trabalho pedagógico amplo e concreto com a leitura, a produção de textos e a gramática, deixando perceptível uma gradação entre modos de reflexão linguístico-discursiva que norteiam as atividades de ensino de língua portuguesa, que vão da reflexão com menor responsividade ativa à maior responsividade ativa. Além disso, identifiquei que a auto-observação é, além de um importante direcionamento de pesquisa de natureza etnográfica, um veículo favorável para que o docente exerça seu papel ativo e reflexivo dentro de práticas de ensino concretas com a língua portuguesa, as quais são planejadas e efetuadas a partir de sua autonomia relativa (ZOZZOLI, 2006).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3118896 - RITA MARIA DINIZ ZOZZOLI
Interna - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Interna - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Externa à Instituição - ROSANGELA NUNES DE LIMA - IFAL
Externo à Instituição - ANDRÉ CORDEIRO DOS SANTOS - IFAL
Notícia cadastrada em: 09/04/2021 10:21
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