PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA ARAUJO LIMA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA ARAUJO LIMA CAVALCANTE
DATA : 02/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Fale-Ufal
TÍTULO:

 

 

 

A ESCRITA COLABORATIVA E O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE DESCRIÇÃO TÉCNICA ENTRE ALUNOS DO CURSO MÉDIO INTEGRADO DO IFAL


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Palavras-chave: redação técnica; descrição técnica; ensino técnico profissionalizante; escrita colaborativa; gêneros escritos do mundo do trabalho


PÁGINAS: 104
RESUMO:

RESUMO

 

No ensino profissionalizante, a descrição técnica é uma tipologia textual muito frequente nos textos/gêneros utilizados nas disciplinas técnicas (relatórios, manuais, catálogos, pareceres, etc.). Com efeito, descrever equipamentos, plantas industriais, dispositivos e procedimentos é uma prática escritural muito freqüente e relevante na ciência e na tecnologia, abordando não só os aspectos conceituais, mas também, e principalmente, os aspectos operacionais das atividades laborais em todos os setores  das engenharias. Mesmo considerando sua importância no ensino técnico, a redação/descrição técnica não tem merecido a devida atenção como componente curricular no ensino de Língua Portuguesa nos cursos técnicos profissionalizantes. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo descrever e analisar uma experiência de escrita colaborativa de produção textual numa disciplina técnica no curso técnico de Eletro/Eletrônica do Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Na impossibilidade de aulas presenciais devido à Pandemia do Corona Vírus,  tal experimento foi realizado de forma remota, por compartilhamento de tela entre a pesquisadora e díades de alunos  do 4º Ano do referido curso. Foram aplicados questionários online aos professores de disciplinas técnicas e aos de Língua Portuguesa do IFAL, bem como aos alunos das turmas participantes para se obterem dados sobre o “status” da redação técnica nas práticas escriturais das citadas disciplinas na instituição campo da pesquisa e noutros institutos federais do Estado.   Para dar conta do tema, esta pesquisa-ação de cunho colaborativo se fundamenta na Linguística Textual, para tratar dos conceitos básicos de tipo ou sequência  textual (ADAM, 1992; MARCUSCHI, 2008) versus a noção de gênero textual (BAKHTIN, 2003; NUNES, 2017), além de estudos sobre redação técnica e seu ensino (GARCIA, 2010; CHAMADOIRA, 2000) e de um procedimento de produção de texto – a escrita colaborativa (FELIPETO, 2019; STORCH, 2005). Segundo os resultados até então obtidos por meio dos questionários, tanto os professores de Português, como os de disciplinas técnicas reconhecem a necessidade de um ensino mais explícito da descrição técnica nos cursos técnicos profissionalizantes. Quanto ao experimento com a escrita colaborativa, os alunos colaboradores acharam-no positivo porque todos os participantes conseguiram fazer a descrição de equipamento e processos. Entretanto, a transcrição dos diálogos deverá fornecer elementos para uma análise mais acurada das interações.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2378069 - SONIA CRISTINA SIMOES FELIPETO
Interna - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Externo à Instituição - VALFRIDO DA SILVA NUNES
Notícia cadastrada em: 29/04/2021 11:24
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