A ESCRITA COLABORATIVA E O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE DESCRIÇÃO TÉCNICA ENTRE ALUNOS DO CURSO MÉDIO INTEGRADO DO IFAL
Palavras-chave: redação técnica; descrição técnica; ensino técnico profissionalizante; escrita colaborativa; gêneros escritos do mundo do trabalho
RESUMO
No ensino profissionalizante, a descrição técnica é uma tipologia textual muito frequente nos textos/gêneros utilizados nas disciplinas técnicas (relatórios, manuais, catálogos, pareceres, etc.). Com efeito, descrever equipamentos, plantas industriais, dispositivos e procedimentos é uma prática escritural muito freqüente e relevante na ciência e na tecnologia, abordando não só os aspectos conceituais, mas também, e principalmente, os aspectos operacionais das atividades laborais em todos os setores das engenharias. Mesmo considerando sua importância no ensino técnico, a redação/descrição técnica não tem merecido a devida atenção como componente curricular no ensino de Língua Portuguesa nos cursos técnicos profissionalizantes. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo descrever e analisar uma experiência de escrita colaborativa de produção textual numa disciplina técnica no curso técnico de Eletro/Eletrônica do Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Na impossibilidade de aulas presenciais devido à Pandemia do Corona Vírus, tal experimento foi realizado de forma remota, por compartilhamento de tela entre a pesquisadora e díades de alunos do 4º Ano do referido curso. Foram aplicados questionários online aos professores de disciplinas técnicas e aos de Língua Portuguesa do IFAL, bem como aos alunos das turmas participantes para se obterem dados sobre o “status” da redação técnica nas práticas escriturais das citadas disciplinas na instituição campo da pesquisa e noutros institutos federais do Estado. Para dar conta do tema, esta pesquisa-ação de cunho colaborativo se fundamenta na Linguística Textual, para tratar dos conceitos básicos de tipo ou sequência textual (ADAM, 1992; MARCUSCHI, 2008) versus a noção de gênero textual (BAKHTIN, 2003; NUNES, 2017), além de estudos sobre redação técnica e seu ensino (GARCIA, 2010; CHAMADOIRA, 2000) e de um procedimento de produção de texto – a escrita colaborativa (FELIPETO, 2019; STORCH, 2005). Segundo os resultados até então obtidos por meio dos questionários, tanto os professores de Português, como os de disciplinas técnicas reconhecem a necessidade de um ensino mais explícito da descrição técnica nos cursos técnicos profissionalizantes. Quanto ao experimento com a escrita colaborativa, os alunos colaboradores acharam-no positivo porque todos os participantes conseguiram fazer a descrição de equipamento e processos. Entretanto, a transcrição dos diálogos deverá fornecer elementos para uma análise mais acurada das interações.