PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: ROSANA TACIANA PORTELA NICACIO DOS SANTOS

DISCENTE : ROSANA TACIANA PORTELA NICACIO DOS SANTOS
DATA : 31/05/2021
LOCAL: Atividade Remota

Dialogismo e construção de sentidos em questões com tirinhas e charges no Enade: necessidade de uma avaliação institucional mediadora

Enade, Dialogismo, Avaliação Institucional Mediadora, Charge, Tirinha, Análise dialógica do discurso.

Centrada na óptica da Linguística Aplicada indisciplinar e transgressora, que explode a relação teoria e prática (MOITA LOPES, 2006) e que concebe a linguagem como prática social, imbricada crucialmente em elementos contextuais de realização (FABRÍCIO, 2006), esta dissertação propõe uma discussão, com base nos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, acerca dos gêneros “charges e tirinhas” apresentados/identificados em cinco provas às quais se submeteram os/as estudantes egressos/as do curso de Letras-Português, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Alagoas, nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), entre 2005 e 2017. Diante disso, a construção de sentidos identificada nas charges e tirinhas, a partir de enunciados verbo-visuais oriundos das imagens e, consequentemente, das várias interpretações de mundo, pode ser entendida de modo complexo, levando-se em conta os contextos diversos que se apresentam nesse gênero. Mediante a construção de sentidos sobre os enunciados, serviram como suporte para discussão e análise desta pesquisa as noções de “discurso”, “palavra”, “interdiscurso” e “interação”, sob a contribuição de Bakhtin (1998; 2011), Volóchinov (2017), Fiorin (2018), Braith (2005) e Rohling (2014). Utilizamos também as contribuições da perspectiva da Avaliação, de Dias Sobrinho (2007), Saviani (1999) e Hoffmann (2014), além disso, trouxe-mos a perspectiva teórica de Romualdo (2000), Ramos (2007) e Dondis (2003), para a análise dos aspectos visuais das charges e tiras, buscando, assim, enfatizar a importância do processo avaliativo no contexto universitário, assim como promover um conjunto de associações interpretativas à luz das pesquisas no campo da linguística aplicada e da educação contemporâneas. Quanto à metodologia, a abordagem de pesquisa é qualitativa (LÜDKE & ANDRÉ, 1986), dentro de uma perspectiva sócio-histórica (FREITAS, 2007), a partir do entendimento de que a fonte de dados de uma pesquisa é o contexto no qual o acontecimento emerge. E, por fim, as questões norteadoras que o orientam o desenvolvimento deste trabalho são as seguintes: Como estes gêneros: tirinhas e charges são trabalhados nas provas do ENADE? Que conhecimentos são requeridos do egresso do curso para a compreensão dos textos apresentados em tirinhas e charges? Que efeitos de sentidos podem ser apreendidos através das charges apresentadas nas avaliações? Quais perspectivas de avaliação apreendemos nessas questões? Apresento, na análise, o que se pôde apreender em relação aos conhecimentos linguístico-discursivos requeridos e a construção das redes discursivas voltadas à construção de novos saberes e novos sentidos da contemporaneidade. A partir disso, concluímos que os gêneros charge e tirinha são trabalhados, de um modo geral, a partir de questões que vão requerer conhecimentos de mundo relacionados às críticas sociais. Esse movimento de sentido nos indica concepções de avaliação subjetivista, de acordo com Franco (2002), e de avaliação mediadora, que é formativa e de uma pedagogia diferenciada. No entanto, ainda é preciso destacar que algumas questões poderiam ter extrapolado o conhecimento meramente estrutural da língua, relacionando-o com os sentidos que a ele se relacionam.

Presidente - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Interno - 338331 - ALDIR SANTOS DE PAULA
Externa à Instituição - POLIANA PIMENTEL SILVA - IFAL
Notícia cadastrada em: 07/06/2021 09:03