PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: ANDREY RONALD MONTEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREY RONALD MONTEIRO DA SILVA
DATA : 06/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: via vídeoconferência
TÍTULO:

Experiências de um professor crítico e decolonial: uma proposta de transgressão do modelo tradicional de ensino da língua espanhola em um projeto de extensão. 


PALAVRAS-CHAVES:

Língua espanhola; Letramento Crítico; Decolonialidade.  


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Este estudo objetivou compreender as experiências de ensino de língua espanhola vivenciadas no Projeto Casas de Cultura no Campus (CCC-Espanhol) relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva crítica e decolonial, como também a minha formação crítico-reflexiva e das/dos demais participantes de um curso remoto no Projeto Casas de Cultura no Campus da Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada (MOITE LOPES, 2006) e embasada teoricamente na perspectiva do Letramento Crítico (LANKSHEAR; KNOBEL, 1998; CERVETTI et al., 2001; LEWINSON et al., 2002; JORDÃO; FOGAÇA, 2007;  MATTOS; VALERIO, 2010; SANTOS; IFA, 2013; JANKS, 2010; 2013; 2016, entre outros) e nos estudos decoloniais (QUIJANO 2005; 2009; LANDER, 2005; GROSFOGUEL, 2007; MIGNOLO, 2000; BALLESTRIN, 2013; WALSH, 2013; OLIVEIRA, 2016; PARDO, 2019, entre outros).  A metodologia adotada foi a autoetnografia, abordagem qualitativa que narra as experiências, sejam de cunho pessoal ou profissional, com o objetivo de criticar, investigar e teorizar às experiências e práticas sociais (ADAMS et al., 2015; SANTOS, 2017; ONO, 2018, BEZERRA, 2019). Os instrumentos de coleta adotados foram: questionários (inicial e final), planos e materiais das aulas, gravações das aulas na plataforma Google Meet, diários reflexivos do professor-pesquisador, diário reflexivo das/dos participantes na plataforma padlet, produções escritas, comentários das/os alunos sobre as aulas e registros das mensagens no WhatsApp e Gmail. Os resultados revelam: a) que é possível e necessário transgredir o ensino de língua espanhola voltado exclusivamente para as regras gramaticais e ortográficas, para um processo de ensino-aprendizagem voltado para uma formação dinâmica, politizada, questionadora, crítica e decolonial, por meio de práticas que refletem e problematizam atitudes preconceituosas, LGBTQIA+fóbicas, machistas, negacionistas,  entre outras questões sociais, na e com a língua espanhola; b) o  desencadeamento de reflexão crítica, por parte das/dos participantes, sobre questões sociais para possíveis transformações e tomadas de ações; c) meu amadurecimento como professor que, por meio das experiências, vivências e emoções, busquei transgredir em busca de uma sociedade com justiça social para todas/os. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Interno - 1851662 - PAULO ROGERIO STELLA
Interno - 1631608 - SERGIO IFA
Externa à Instituição - NIEDJA BALBINO DO EGITO - IFAL
Notícia cadastrada em: 06/04/2022 10:00
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