PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: RUSANIL DOS SANTOS MOREIRA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUSANIL DOS SANTOS MOREIRA JÚNIOR
DATA : 03/11/2022
LOCAL: via google meet

A CAMINHO DE UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PERIFÉRICA DE MACEIÓ

Pedagogia Decolonial. Letramento Crítico. Sentipensamento. Linguística Aplicada Militante. Ensino-Aprendizagem. Espanhol como Língua Adicional. Pandemia.

Este estudo aborda experiências pedagógicas decoloniais no ensino de espanhol como língua adicional (ELA) em turmas do ensino fundamental de uma escola pública e periférica de Maceió-AL, localizada em uma comunidade do bairro Benedito Bentes II. Essas práticas tiveram como tema cerne as discussões sobre o Racismo e foram desenvolvidas remotamente, via WhatsApp, durante o distanciamento social decorrido da pandemia da Covid-19, em 2020. A problemática que conduziu esta investigação partiu do seguinte questionamento: De que forma foi possível desenvolver uma pedagogia decolonial por meio do ensino e aprendizagem de ELA no contexto de distanciamento social? Para proceder a este estudo, tomaram-se por fundamento as seguintes questões suleadores: Como as aulas de ELA puderam contribuir linguístico-discursivamente com uma experiência de ensino-aprendizagem decolonial? De que forma as práticas de ELA implementadas repercutiram nas sensibilidades de mundo dos participantes da pesquisa? Que traços e marcas de desprendimento constituíram essa experiência de ensino-aprendizagem de ELA? Com base nessas questões, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa – inserida no campo de estudos transdisciplinar da Linguística Aplicada – caracterizada como Investigación-acción participativa (IAP), perspectiva político-teórico-metodológica difundida por Orlando Fals Borda. Os dados foram produzidos em aulas a distância, conduzidas no período entre 20 de maio e 16 de dezembro de 2020, com estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Maceió. Como registros de pesquisa para a geração de dados, foram utilizadas as transcrições das interações simultâneas, no aplicativo de mensagens supracitado; as produções desenvolvidas e enviadas pelos estudantes participantes e os diários reflexivos do professor-pesquisador. Os dados foram selecionados e interpretados numa perspectiva dialógica e episódica, conforme as afinidades teóricas tecidas no trabalho, a saber, os estudos decoloniais e o letramento crítico, com fim na produção de conhecimentos anti-hegemônicos e no desenvolvimento da consciência crítica e problematizadora. Ao longo do percurso, as interpretações indicam que, por meio de atitudes decoloniais, é possível deconstruir as ações pedagógicas, isto é, ressignificar os espaços de aprendizagem, transgredir as formas de ensinar e aprender uma língua adicional e, a reboque, transpor os limites tradicionais das atividades escolares, mobilizadas pelo amor maturaniano como emoção-mór. Essa constituiu-se, portanto, na tese defendida e desenvolvida em toda a investigação, confirmada na análise empreendida. A pesquisa apresentou como potencialidades desse processo pedagógico decolonial: a disposição e criatividade dos sujeitos participantes, o extrapolamento do gênero atividade escolar, a importância de histórias endereçadas para a promoção de pensamentos críticos e ecoconscientes e a relevância do trabalho com o ELA, numa perspectiva translíngue, para a provocação de sujeitos produtores dessa língua e potentes autores de conhecimentos. A relevância social desta tese se estabelece na sua contribuição para repensar o ensino de espanhol como língua adicional deformada decolonialmente suleado.

Presidente - 1631608 - SERGIO IFA
Interna - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Interno - 1851662 - PAULO ROGERIO STELLA
Externa à Instituição - KELLY BARROS SANTOS - UFRB