PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: SANDRA ARAÚJO LIMA CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA ARAÚJO LIMA CAVALCANTI
DATA : 18/11/2022
LOCAL: A Sessão de Defesa acontecerá por via remota.

A ESCRITA COLABORATIVA DO GÊNERO DESCRIÇÃO TÉCNICA COM ALUNOS DO CURSO MÉDIO INTEGRADO EM ELETROELETRÔNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS ARAPIRACA

Palavras-chave: redação técnica; descrição técnica; ensino técnico profissionalizante; escrita colaborativa; gêneros escritos do mundo do trabalho

RESUMO

No ensino profissionalizante, a descrição técnica é uma tipologia textual muito frequente nos textos/gêneros utilizados nas disciplinas técnicas (relatórios, manuais, catálogos, pareceres, etc.). Com efeito, descrever equipamentos, plantas industriais, dispositivos e procedimentos é uma prática escritural muito frequente e relevante na ciência e na tecnologia, abordando não só os aspectos conceituais, mas também, e principalmente, os aspectos descritivos e operacionais de equipamentos e de atividades laborais em todos os setores  das engenharias. Mesmo considerando sua importância no ensino técnico, a redação/descrição técnica não tem merecido a devida atenção como componente curricular no ensino de Língua Portuguesa nos cursos técnicos profissionalizantes. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo descrever e analisar uma experiência de escrita colaborativa de produção textual numa disciplina técnica do curso técnico de Eletroeletrônica do Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Na impossibilidade de aulas presenciais devido à Pandemia do Corona Vírus, tal experimento foi realizado de forma remota, por compartilhamento de tela entre a pesquisadora e díades de alunos  do 4º Ano do referido curso. Foram aplicados questionários online aos professores de disciplinas técnicas e aos de Língua Portuguesa do IFAL, bem como aos alunos das turmas participantes para se obterem dados sobre o “status” da redação técnica nas práticas escriturais das citadas disciplinas na instituição campo da pesquisa e noutros campi do IFAL.   Esta pesquisa-ação de cunho colaborativo se fundamenta na Linguística Textual, para tratar dos conceitos básicos de tipo ou sequência textual (ADAM, 1992; MARCUSCHI, 2008) versus a noção de gênero textual (BAKHTIN, 2003; NUNES, 2017), além de estudos sobre redação técnica e seu ensino (GARCIA, 2010; CHAMADOIRA, 2000) e de um procedimento de produção de texto – a escrita colaborativa (FELIPETO, 2019; STORCH, 2005). Segundo os resultados dos questionários, tanto os professores de Português, quanto os de disciplinas técnicas reconhecem a necessidade de um ensino mais explícito da descrição técnica nos cursos técnicos profissionalizantes. Quanto ao experimento com a escrita colaborativa, as transcrições das conversas entre os componentes das duplas de colaboradores, colhidas durante o procedimento da descrição de equipamentos e de processos utilizados nas aulas práticas das disciplinas técnicas do curso de eletroeletrônica, evidenciaram a importância de se trabalhar a descrição técnica utilizando o método da escrita colaborativa, uma vez que esses alunos participantes compartilharam conhecimentos linguístico-textuais e ampliaram conhecimentos acerca da descrição técnica e dos objetos descritos. Com efeito, as duplas de alunos acharam o experimento positivo porque conseguiram elaborar descrições de equipamentos por via remota, utilizando compartilhamento de tela, dentro dos parâmetros do gênero textual estudado.

Interna - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Presidente - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Externa à Instituição - RENATA IMACULADA SOARES PEREIRA - IFAL
Interna - 2378069 - SONIA CRISTINA SIMOES FELIPETO