PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN SOARES DE FIGUEIREDO LUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIAN SOARES DE FIGUEIREDO LUZ
DATA : 14/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

As construções identitárias do/a docente em formação inicial do curso de letras-Português UAB/IFAL: um estudo interpretativo das mediações dialógicas implicadas


PALAVRAS-CHAVES:

Construção identitária docente. Mediação Dialógica Implicada. Formação docente na educação a distância. Práticas linguístico-discursivas.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

 

É inegável a importância da formação inicial docente em EaD por ter como foco a preparação para atender às demandas da prática profissional e o desenvolvimento da cidadania dos/as discentes em formação acerca do ensino aprendizagem (GERALDI, 2014; ZOZZOLI, 2016) na modalidade a distância (MOORE, 2002; MAIA, 2007; BELLONI, 2008), num contexto educacional da contemporaneidade, considerada numa concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2014) caracterizado pela complexidade e fluidez (BAUMAN, 2001). Desse modo, nesta pesquisa viso refletir sobre a construção identitária do/a professor/a de Língua Portuguesa em formação inicial na modalidade de Ensino a Distância do curso de Letras/Português do Instituto Federal de Alagoas, baseada no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; FABRÍCIO, 2006; 2017; SOUTO MAIOR, 2022). Para este estudo, trabalhei em uma sala de aula virtual com o intuito de mediar experiências numa perspectiva dialógica (SOUTO MAIOR et. all, 2020; ZOZZOLI; RÊGO, 2020), que propiciassem uma reflexão sobre práticas pedagógicas, que estimulam os saberes docentes (TARDIF, 2014; PIMENTA, 2002, 2006, 2012) na EaD, contribuindo assim para uma construção identitária docente. Como pressupostos metodológicos, assumo a perspectiva qualitativa de cunho interpretativista (TRIVIÑOS, 1987; FLICK, 2009; OLIVEIRA, 2009), utilizando como método a pesquisa-ação (FLICK, 2009; BARBIER, 2004; ANDRÉ, 1995), cujos resgistros de dados foram através de aplicação de questionáriose asinteração por e-mails, fóruns, caixas de mensagens do Moodle e de WhatsApp. A prática de análise foi linguístico-discursiva considerando que as identidades são construídas através das práticas de que participamos. Desse modo, as práticas linguístico-discursivas desses ambientes educacionais, no caso, especificamente, dos chats individuais, dos fóruns e do gênero consígnia (LUZ, 2017; LUZ e SOUTO MAIOR, 2019) nos permitem pensar a construção da identidade docente, já que o enunciado é um produto da interação social e reflete/refrata as mudanças sócio-históricas. Sinalizei, nesse processo, a mediação dialógica, que denominamos de dialógica implicada (LUZ, 2022)entre professor/a e aluno/a. Essas reflexões instigam um repensar sobre a formação e os saberes docentes, bem como sobre a prática pedagógica no ensino de línguas, em especial o trabalho com os gêneros discursivos na modalidade a distância no contexto fluído, dinâmico e globalizado da pós-modernidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 3145736 - DEBORA RAQUEL HETTWER MASSMANN
Interno(a) - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Externo(a) à Instituição - BRANCA FALABELLA FABRICIO - UFRJ
Externo(a) à Instituição - ANTONIO CARLOS SANTOS DE LIMA - IFAL
Notícia cadastrada em: 08/11/2022 19:28
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