PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: EDUARDO DE LIMA BESERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO DE LIMA BESERRA
DATA : 09/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Orides Fontela e Renata Pimentel em aproximações dialógicas: da poesia entre a filosofia e a terra


PALAVRAS-CHAVES:

Orides Fontela; Poesia filosofante; Poesia terreiral; Renata Pimentel; Geopoesia.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Esta dissertação empreende uma leitura das obras poéticas Transposição (1967 [2015]), de
Orides Fontela, e Denso e leve como o voo das árvores (2015), de Renata Pimentel. Os objetivos
principais consistem em sondar e apreender os pontos de intersecção entre as duas poéticas, a
partir do caráter dialógico da poesia (BAKHTIN, 2020), antevendo como a segunda toma a
primeira enquanto elemento de alteridade. Além disso, a pesquisa procura balizar o que cada
poética determina dentro dos seus domínios. A poesia de Fontela, nesta empreitada dissertativa,
faz-se ver no plano imagético, simbólico, filosófico e esquadrinhador da linguagem pela
rarefação da palavra, o que nos permite circunscrevê-la na poesia filosofante. Em Pimentel,
deparamo-nos com versos debruçados sobre as sutilezas das concretudes da matéria e do corpo,
via cruzos e encruzilhadas, conceitos da pedagogia das encruzilhadas relacionados à
harmonia/confluência de saberes ancestrais cujo apoio teórico se encontra em estudos de Simas
e Rufino (2019), o que assinala a poesia terreiral. Valemo-nos, metodologicamente, da
Literatura Comparada, com foco na Antropofagia Cultural de Oswald de Andrade, a qual se
institui, com maior relevo, mediante a alteridade. Esses fatores de orientação são respaldados
pela Geopoesia (SILVA JR, 2015; 2020; 2021), amparando e reatualizando a imagem das
flâneuses e o mecanismo analítico da etnoflânerie, viabilizando a assimilação dos movimentos
discursivos e pensamentais que as vozes instauradas nas poéticas em cotejo manifestam. A base
teórica, crítica e metodológica se sustenta na Crítica Literária Polifônica, que toma a inteireza
da vida de homens e de mulheres, por meio do desassossego histórico e social, clarividente no
mal-estar das civilizações e nos recessos da colonização (MEDEIROS, 2017). As arestas dessa
perspectiva encontram sustentação na teoria bakhtiniana (BAKHTIN, 2002; 2020), movendo
conceitos nevrálgicos para a investigação dos objetos artísticos aqui aferidos. Também
consideramos as contribuições teóricas de Jean Cohen (1974), Hugo Friedrich (1978) e Octavio
Paz (2012) quando da necessidade de nos debruçarmos sobre as sutilezas da poesia. Esses
compassos nos levam aos princípios estéticos, os quais circundam a matéria poética para
responder ao mal-estar da cultura pela palavra, pela imagem e pela ação artística, aludindo aos
contornos multifacetados da arte e às condições existenciais de suspensão, fragmentação,
inquietação e enfrentamento histórico dos indivíduos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1293059 - ANA CLARA MAGALHAES DE MEDEIROS
Interno(a) - 3508522 - SUSANA SOUTO SILVA
Externo(a) à Instituição - RENATA PIMENTEL TEIXEIRA - UFRPE
Externo(a) à Instituição - SHERRY MORGANA JUSTINO DE ALMEIDA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 09/01/2023 11:51
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 05/05/2024 06:15