ENTRE O FATO E A NOTÍCIA: O AVESSO DO DISCURSO DA BRASKEM-AL SOBRE O AFUNDAMENTO DOS BAIRROS DE MACEIÓ-AL
Palavras-chave: Sistema retórico; Persuasão; Afundamento de bairros; Significações retóricas; Ancoragem de texto e imagens.
Muitas significações retóricas procedentes de uma realidade trágica têm sido motivo e inspiração para a escritura de produções sensíveis e únicas acerca disso. Este trabalho trata, assim, do afundamento de quatro bairros de Maceió-AL, provocado pela petroquímica Braskem-AL, ao explorar o subsolo da região, quando expulsou mais de cem mil famílias de suas casas. É uma proposta de tese que tem por objetivo analisar o discurso dessa empresa nos Informes Publicitários divulgados nos meios de comunicação pela Série “Entenda o que a Braskem VEM FAZENDO EM MACEIÓ”, de agosto de 2020 a dezembro de 2021, proveniente da situação gerada por si. O trabalho defende a Nova Retórica como a arte de persuadir pelo discurso, razão por que encontra no corpus em análise, entre outros assuntos retóricos, os passos constitutivos do sistema retórico, em uma modalidade de língua escrita. A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, por voltar-se ao estudo da aquisição do saber em processo e não na sua obtenção como produto, com atenção especial à escolha dos documentos, ao acesso e à sua análise (GODOY, 1995). Dessa maneira, ao entrelaçar argumentos discursivos com imagens, cujo objetivo é manipular o leitor para embotar o verdadeiro sentido do feitiço da ajuda, percebe-se que o ethos da empresa é mobilizado pela estrutura/composição do logos/discurso de preocupação com aquela situação; tudo sendo construído em uma análise analítico-interpretativista. Os constructos teóricos que dão fulcro a este trabalho são os de Aristóteles (2010), Barthes (1996, 2002), Durand (1974), Ferreira (2020), Fiorin (2014, 2015), Fairclough (2010), Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), Santos (1999, 2004), entre outros. A pesquisa se mostra relevante por centrar-se no uso dos estudos retóricos para servir como um legado histórico, interpolado pela ancoragem de texto e imagens, os quais persuadem e mascaram uma realidade.