SILENCIAMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS RECENTES POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
Formação de professores; reformas educacionais; educação para as relações étnico-raciais; discurso; silenciamento.
Esta pesquisa inscreve-se na linha Discurso, sujeito, história e ideologia do Programa de Pós-Graduação em Letras e Literatura da Universidade Federal de Alagoas e integra o Projeto Interinstitucional – "Nós: falas pretas e indígenas em escuta discursiva". – coordenado pela UFPR. Tem por objetivo analisar os documentos educacionais promulgados para a educação básica nos últimos 5 anos, especificamente em relação à etapa do Ensino Médio e seus reflexos nos cursos de licenciatura, visando identificar os silenciamentos sobre questões étnico-raciais, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, na Base Nacional Comum Curricular Ensino Médio, na lei n° 13.415/2017 e nas Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores (Resolução CNE nº 02/2019). A pesquisa se utiliza dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso pecheutiana, ancorada no Materialismo Histórico-dialético com interlocução com Lukacs, que nos permitirá comprovar (ou não) a hipótese de que a referida reforma atende a um projeto político de educação racista e classista no Brasil.
Palavras-chave: formação de professores; reformas educacionais; educação para as relações étnico-raciais; discurso; silenciamento.