PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: JARDEL MATIAS DOS SANTOS

DISCENTE : JARDEL MATIAS DOS SANTOS
DATA : 31/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ghs-cmog-fhi

MARCAS DE PONTUAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES: estudo sobre o uso de vírgulas em manuscritos escolares de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental

MANUSCRITOS ESCOLARES; USO DE VÍRGULAS; CONTEXTO ESCOLAR.

O objetivo deste trabalho é analisar o uso de vírgulas em manuscritos escolares produzidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Jequiá da Praia (Alagoas). Partimos do pressuposto de que os usos não convencionais da vírgula, nas produções analisadas, revelam informações importantes sobre as instruções que esses alunos receberam acerca desta pontuação em contexto escolar. Com base nos resultados obtidos, a maioria dos alunos da turma analisada, apesar de não terem um conhecimento convencional básico acerca da vírgula, possui um saber implícito sobre esta pontuação. Assim, investigamos quais são os possíveis conhecimentos implícitos que os alunos têm da vírgula por meio do padrão de uso desse sinal nos textos analisados. Para isso, identificamos e analisamos cada ocorrência de vírgula presente nas produções textuais escritas e as relacionamos com as instruções normativas das principais gramáticas brasileiras. Para isso, tomamos como base a convencionalidade do uso da vírgula presente nas gramáticas de Bechara (2009), Cegala (1998), Cunha e Cintra (1985) e Ferreira (2011). Após a análise do corpus desta pesquisa, verificamos que o uso não convencional de vírgula ocorre, em quase todos os casos, em posição de ponto final, isto é, no final de orações sintaticamente completas. Constatamos, também, que esses usos não foram aleatórios, ou seja, eles seguiram um padrão sintático de escrita: sempre em posição que deveria ser o ponto final. Dessa forma, os alunos parecem compreender os limites dos períodos sintáticos, mas não possuem um conhecimento normativo acerca da pontuação que deveria ser empregada no final dos períodos. Interpretamos esses resultados como uma insuficiência no ensino acerca da vírgula, especificamente sobre o uso sintático básico dessa pontuação, responsável por diversas funções essenciais para a compreensão e organização do texto escrito. Acreditamos que os resultados desta pesquisa podem não apenas revelar a importância do conhecimento sintático do uso da vírgula, mas também contribuir com as práticas de ensino dessa pontuação em contexto escolar.

Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interno(a) - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Externo(a) à Instituição - MARIA HOZANETE ALVES DE LIMA - UFRN
Notícia cadastrada em: 07/02/2023 09:20