A ESCRITA COLABORATIVA ENTRE DÍADE RECÉM-ALFABETIZADA: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A PAUSA EM PROCESSO DE CRIAÇÃO EM TEMPO REAL
Pausa. Criação. Processo de Escrita. Escrita Colaborativa
Este trabalho busca comparar as incidências das pausas que ocorrem durante o processo de textualização em tempo real de uma dupla recém-alfabetizada. A discussão dar-se-á com o apoio da Genética Textual e da Psicologia Cognitiva, a partir de uma abordagem linguístico-enunciativa, que tem como objeto de análise o processo de produção textual no formato colaborativo entre díade, do 1o ano do ensino fundamental, no ambiente escolar. Como parâmetro para este estudo, utilizamos as seguintes categorias: a) a pausa que se verifica durante o processo de escrita, quando ela está relacionada ao texto que está sendo produzido; b) os comentários que surgem no momento precedente e posterior à pausa, com o objetivo de verificar a que aspectos textuais elas se direcionam, tais como ortografia, grafia, léxico, sentido, etc. As amostras do estudo foram definidas por conveniência e compreendem em analisar os manuscritos e os filmes-sincro em dois processos de uma dupla que desempenham o papel de escrevente em momentos distintos durante a criação do texto. Com a utilização do aparato tecnológico do Sistema Ramos, as análises mostraram que, nos dois episódios, as pausas tiveram maior incidência em relação à ortografia, mas também foram identificadas em outros aspectos textuais (grafia, léxico, gráfico-espacial, pontuação, gramática, antecipação). Além disso, os dados evidenciaram que o tempo de pausa, durante o primeiro processo, foi menor que o tempo de escrita, alternando entre pausas curtas e escrita contínua, enquanto, no segundo episódio, houve uma inversão, pois o tempo de pausa foi superior ao tempo de escrita.