PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: MELBIANY BARROS SARAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MELBIANY BARROS SARAIVA
DATA : 10/03/2023
LOCAL: Video conferencia

Construções de tópico: um olhar sociolinguístico sobre a ordem dos constituintes em relatos orais e escritos de alunos da Educação Básica em escolas públicas de Maceió.

Língua portuguesa; Língua oral; Língua escrita; Construção de tópico.

A linguagem oral tem sido evidenciada nas produções escritas dos alunos, através de variedades distintas do padrão ensinado nas aulas de Língua Portuguesa. Essas mudanças comumente provêm da relação e da dinamicidade existentes entre a língua - falada e escrita - e as práticas sociais. Diante disso, esta pesquisa propõe analisar e discutir com base nos pressupostos da sociolinguística a existência de Construções de tópico apresentadas como realizações em textos orais e escritos de alunos da Educação Básica em escolas da rede pública de Maceió. A partir dessa consideração, busca-se compreender o tópico em produções textuais encontradas nas atividades regulares no ambiente escolar; além de verificar se há influência ou não da oralidade na língua padrão; assim como, estabelecer a relação entre essas construções linguísticas e a sua permanência no decorrer de vários anos escolares dos alunos, e, com isso, contribuir para desmistificação de um ensino da língua homogêneo ao considerar o entendimento das variações possíveis aplicadas em cada contexto de produção, colaborando para um estudo consistente, através do amadurecimento das competências linguísticas dos alunos, por meio de experiências diversas vivenciadas na escola. Este trabalho toma por suporte teórico-metodológico a Teoria da Sociolinguística Variacionista (cf. LABOV, 2008 [1972]) e suporte teórico da Sociolinguística Educacional (cf. BORTONI-RICARDO, 2004); seu embasamento está centrado nos estudos das ideias de tópico apontadas por Li & Thompson (1976) e discutidas por Pontes (1987) que aborda e classifica essas construções. A metodologia aplicada para o desenvolvimento desse estudo parte de uma investigação por meio de experiências laboratoriais de produções textuais escritas e orais, em que os colaboradores da pesquisa foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, do sexo/gênero masculino e feminino, todos estudantes de duas escolas públicas e residentes no município de Maceió. O resultado da pesquisa indica que os alunos do Ensino Fundamental da Escola 1 apresentam uma quantidade maior de Construções de tópico em relação aos textos produzidos por estudantes do Ensino Médio da Escola 2; já em relação à variável sexo/gênero, o feminino manifesta menor quantidade do fenômeno, porém em maior variedade do que o masculino. Há indícios de quanto maior o nível de escolaridade, menor será o uso dos tópicos, pois existem menos registros próprios dessas construções nas produções dos colaboradores do Ensino Médio. Logo, percebe-se que o estudo desse fenômeno é relevante, pois além de refletir a diversidade linguística do Português brasileiro, pode ser observado que nos ambientes institucionais analisados a presença dos tópicos nos textos dos colaboradores sinaliza para uma língua com proeminência de tópico e sujeito, em que há as duas construções diferentes, o que possibilita um instrumento a mais de estudo para os estudantes no que concerne ao uso consciente da língua.

Presidente - 338331 - ALDIR SANTOS DE PAULA
Interno(a) - 2132809 - ELYNE GISELLE DE SANTANA LIMA AGUIAR VITORIO
Interno(a) - 3364615 - JAIR BARBOSA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA - UPE