Diálogo social em sala de aula e formação do sujeito leitor e produtor de textos: uma experiência com enunciado – acontecimento – tema em aulas de Língua Portuguesa.
Diálogo social; Enunciado - acontecimento - tema; Formação do sujeito leitor e produtor de textos.
O presente trabalho tem como objetivo analisar o diálogo social (BAKHTIN, 2011; VOLOCHINOV, 2017) em sala de aula e a formação do sujeito leitor e produtor de textos, a partir de uma experiência com a utilização da noção de enunciado - acontecimento - tema (Zozzoli, 2016) em aulas de Língua Portuguesa. Para a realização do estudo, utilizamos uma abordagem de pesquisa de natureza qualitativa (CHIZZOTTI, 1998, 2008), cujo contexto foi uma turma do curso técnico subsequente ao nível médio, da rede pública de ensino, na cidade de Maceió. Partindo da ancoragem da Linguística Aplicada como área de estudo transdisciplinar (PENNYCOOK, 1998; MOITA LOPES, 2006) e valendo-se de uma perspectiva de cunho etnográfico (ANDRÉ, 1995 e 2001), foi realizado um trabalho de pesquisa colaborativa (GASPAROTTO e MENEGASSI, 2016) com a professora regente da turma. Nas análises que estão sendo realizadas, tem sido possível constatar que um trabalho de leitura e produção de texto nas aulas de Língua Portuguesa, a partir do diálogo social dos alunos, na perspectiva do trabalho proposto, pode contribuir com as lacunas linguístico-discursivas que os alunos apresentam, ainda que se trate de sujeitos que concluíram a educação básica. Assim, consideramos que essas lacunas podem ser minimizadas a partir de um trabalho docente que leve o diálogo social para sala de aula e articule a tríade enunciado - acontecimento - tema no desenvolvimento da compreensão ativa dos sujeitos.