PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: ANALICE DA CONCEIÇÃO LEANDRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANALICE DA CONCEIÇÃO LEANDRO DA SILVA
DATA : 14/04/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Online
TÍTULO:

CANTAR PINDORAMA: INDIOFUTURISMO NA CANÇÃO BRASILEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

povos indígenas; utopismos; música popular brasileira; indiofuturismo; Estudos Culturais


PÁGINAS: 185
RESUMO:

O cancioneiro popular brasileiro oportuniza a investigação da figuração de povos indígenas e sua crítica cultural, criando um panorama e ampliando seus estudos. Contextualizada na convergência entre os Estudos Culturais e os Estudos Críticos da Utopia, esta tese tem como objetivo gerar novos postulados teóricos dessas representações. Para tanto, analiso no cancioneiro brasileiro seus discursos poéticos e recorrências temáticas e imagéticas. A partir da leitura/escuta e análise do corpus, composto por sete canções relacionadas à temática proposta e selecionadas a partir da de um levantamento mais amplo composto por 80 canções lançadas entre 1960 e 2022, elaboro 3 eixos analíticos abordados de forma interligada: 1. indiofuturismo; 2 representações de gênero e 3. relações com a terra. Assim, postulo o conceito indiofuturismo, com base nas teorizações de Bloch (2005) sobre utopismos, dos conceitos de hibridismo e de terceiro lugar cultural (BHABHA, 2003), bem como sobre a antropofagia brasileira (ANDRADE, 1928; 1924), os afrofuturismos estadunidense (DERY, 1994) e o futurismo indígena (DILLON, 2012) . No capítulo introdutório discuto os conceitos basilares da tese. No segundo capítulo, enfoco as canções “Um índio” (1977), de Caetano Veloso, “Xondaro Ka’aguy Reguá” (2020), de Kunumi, e “Tubi Tupy” (1999), de Lenine e Rennó, cujas análises levam à proposta do conceito indiofuturismo. No terceiro capítulo, examino, a figuração da mulher indígena na canção do Brasil, através do estudo das canções “Indígena futurista” (2022), de Katu Mirim, e “Mãos Vermelhas” (2019), de Kaê Guajajara, sob o viés dos Estudos de Gênero, buscando aproximações e diferenças entre as teorias da interseccionalidade (CRENSHAW, 1986; MENDOZA, 2016; ANZALDÚA, 2016) e o feminismo comunitário (PAREDES, 2010; 2015; 2018). No quarto capítulo, proponho um escrutínio das questões ambientais e traço diálogos entre o conceito de bem viver (conforme sistematizado por Acosta, 2016), que parte da filosofia dos povos originários e do ecofeminismo e as canções “Serpente-Mulher” (2021), de Suraras do Tapajós, e “Amor de índio” (1978), de Beto Guedes (1978), enfocando as formas pelas quais os campos de estudo citados se imbricam com a ideia de ancestralidade. Os trabalhos de Canclini (2008), Krenak (2020) e Wisnik (1989; 2019) são utilizados ao longo do percurso analítico, por suscitarem problematizações que perpassam a tese. Os resultados das análises demonstram que as manifestações artísticas que nomeio indiofuturistas estão orientadas pelas visões de mundo indígenas que se contrapõem ao capitalismo e ao antropoceno. A partir de sua crítica, concluo que o indiofuturismo não está ligado ao tempo linear, mas às concepções ancestrais de tempo espiralar. Além disso, as análises coadunam-se com os princípios do bem viver que, por ser um conceito especialmente importante na América Latina, carrega fortes laços com os povos indígenas locais. As reivindicações de lutas sociais e ambientais desses povos estão presentes nessas composições, instigando-nos a  pensar novas estratégias de habitar Pacha Mama e Abya Yala em coexistência respeitosa com todas as demais formas de vida, a partir de conhecimentos ancestrais.  Esta tese contribui com a ampliação dos postulados das citadas áreas de estudo, ao propor o indiofuturismo, trabalho teórico que está em seu início no Brasil. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121063 - ILDNEY DE FATIMA SOUZA CAVALCANTI
Interno(a) - 3060318 - KALL LYWS BARROSO SALES
Interno(a) - 2581726 - MARCUS VINICIUS MATIAS
Externo(a) à Instituição - ALFREDO ADOLFO CORDIVIOLA - UFPE
Externo(a) à Instituição - DOLORES ARONOVICH AGUERO - UFC
Externo(a) à Instituição - PEDRO HENRIQUE TRINDADE KALIL AUAD
Notícia cadastrada em: 15/03/2023 14:15
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