PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: MARCOS SUEL DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS SUEL DOS SANTOS
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Maceió-UFAL-FALE

A LEITURA EM VOZ ALTA E SUA RELAÇÃO COM A PERFORMANCE LEITORA EM CÍRCULOS DE LEITURA: UM ESTUDO COLABORATIVO PARA A SALA DE AULA

Leitura em voz alta; leitura performática;  círculos de leitura; formação continuada; oficinas pedagógicas,  dupla conceitualização.

Este resumo apresenta uma pesquisa de doutorado tendo como objeto de estudo a leitura em voz alta nas práticas pessoais e profissionais de professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Sebastião-AL. Para isso, foram utilizadas ações de Formação Continuada de professores como estratégia pedagógica para a efetivação da discussão sobre a prática leitora em sala de aula, considerando-se a importância da leitura em voz alta como prática constante na nossa civilização, desde a Antiguidade, perpassando os demais períodos da História, até os nossos dias, quando se observa, na escola atual, o negligenciamento da leitura em voz alta, ficando sempre à margem da leitura silenciosa. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo discutir a implementação da leitura em voz alta na perspectiva do ensino, por meio de círculos de leitura (Cosson, 2020), com foco na leitura literária, nas dimensões estética, expressiva e performática. Neste sentido,  pretendeu-se, ao longo da pesquisa, responder à seguinte pergunta: em que medida, a leitura em voz alta e sua relação com a performance leitora podem contribuir para a mudança de percepção de professores de Língua Portuguesa sobre a prática da leitura em voz alta na sala de aula, por meio de oficinas pedagógicas? Nesta perspectiva, pretendeu-se, como objetivo geral e consequentemente como resultados esperados, contribuir para a reflexão e a mudança da percepção e da visão dos professores sobre a importância da leitura em voz alta nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente entre os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Foram desenvolvidas ações interventivas previstas na pesquisa colaborativa (Ibiapina, 2016) envolvendo os professores da escola-campo do estudo, como meio de ações de Formação Continuada, com oficinas pedagógicas e uma estratégia de ensino – Círculos de Leitura – entre os professores, coordenados pelo pesquisador. Como forma de obtenção e análise de dados, foram aplicados questionários e utilizados os relatos das oficinas realizadas com professores da escola-campo. A fundamentação teórica abrangeu estudos bibliográficos sobre os aspectos históricos da língua escrita e das práticas da leitura em voz alta, com base em autores como Bajard (2014); Fischer (2006), Manguel (1997), Cavallo; Chartier, (1998), Jean, (1999), bem como sobre as concepções e abordagens de leitura no ensino de língua (Angelo e Menegassi, 2022). Finalmente, o pesquisador se valeu do conceito de Dupla Conceitualização (Lerner, 2002) como estratégia para viabilizar ações de Formação Continuada nas oficinas,  visando à utilização da leitura em voz alta na formação de jovens leitores na educação escolar. Os resultados da pesquisa apontados nas respostas ao questionário de satisfação indicaram que as oficinas foram eficazes e promoveram uma percepção muito positiva da leitura em voz alta tanto na vida pessoal como profissional entre os professores participantes.

Presidente - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Interno(a) - 3145736 - DEBORA RAQUEL HETTWER MASSMANN
Interno(a) - 031.826.224-04 - MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS - UFAL
Externo(a) à Instituição - FABIO JOSE DOS SANTOS - IFAL