O DISCURSO DAS PROTAGONISTAS NEGRAS NA PROSA AFRO-BRASILEIRA
Análise do Discurso. Autoria Feminina Negra. Sentidos. Reflexo Estético.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção de discursos autônomos e emancipatórios de protagonistas negras na Literatura Afro-Brasileira, em que sujeito e sentido são ressignificados, legitimando práticas discursivas e ocupando espaços sociais como forma de existência e resistência. Parte-se do princípio de que o discurso em sua forma material, histórica (relação língua-exterioridade) e seu funcionamento, estabelece uma compreensão do processo de produção de sentidos. A questão é compreender como os sentidos são produzidos e sustentados, observando a materialidade linguística-histórica das discursividades literárias produzindo efeitos sobre a língua, transformando-a. Sob a perspectiva da Análise de Discurso de linha materialista e em diálogo com a Estética de Georg Lukács, a análise apresenta os lugares enunciativos e posições-sujeito no discurso. Pensando o lugar de fala específico da mulher negra e como o “sentido pode/podia ser outro” (ORLANDI, 2007), tomaremos como corpus de pesquisa textos em prosa das escritoras Miriam Alves, Eliana Alves Cruz e Conceição Evaristo. Tendo em conta o interdiscurso, a historicidade e a materialidade enquanto funcionamento de qualquer discurso, as autoras expõem em suas produções literárias sentidos e os sentidos outros afetados pela inserção em um movimento político de afirmação de identidade. Assim, a materialidade discursiva, em análise, é compreendida como monumento que traz em si o verbo como cura para a subalternização e desumanização do sujeito atravessado, como uma inscrição em novos discursos.