PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISLAN LISBOA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISLAN LISBOA DA SILVA
DATA : 11/05/2023
LOCAL: Faculdade de Letras

PARTÍCULAS MODAIS E O CONTEXTO DÊITICO: REFERENCIALIDADE NO TEXTO DIALOGAL DE DÍADES RECÉM-

ALFABETIZADAS ESCREVENDO COLABORATIVAMENTE

Partículas modais. Escrita colaborativa. Dêixis.

Esta tese tem como proposta investigar a presença de partículas modais (PM) no manuscrito escolar, seu contexto dêitico e os efeitos prosódicos no texto dialogal de uma díade de alunas recém-alfabetizadas. As PM são expressões linguísticas compostas por lexemas presentes em alguns enunciados, dando-lhes um caráter de leveza, de validação, determinando a intenção do enunciador dentro do enunciado. Nosso corpus é oriundo da metodologia de escrita colaborativa em pares. Foi por meio dela que analisamos quantitativa e qualitativamente 10 processos que foram coletados em 2013, na Escola CRIAR e RECREAR (Maceió- AL), transcritos a partir das produções de uma dupla de alunas do ensino fundamental, que escreveu em situação colaborativa. Estes dados são originários do Banco de Dados Práticas de Textualização na Escola – PTE, pertencentes ao Laboratório do Manuscrito Escolar – L’ÂME – da Universidade Federal de Alagoas, através deles foi possível identificar, quantificar e qualificar as PM que surgiram no texto produzido pelas escolares. As partículas encontradas foram devidamente quantificadas por meio de gráficos, quadros e tabelas e foram qualificadas por função, ocorrência, contexto dêitico e valor prosódico dentro do texto dialogal. Como ancoragem teórica, buscou-se respaldo na Linguística da Enunciação e na Genética Textual, procurando assim contribuir com os estudos linguísticos voltados para as pesquisas de escritura e autoria em sala de aula. O presente estudo mostrou através da análise dos dados que as PM presentes no texto dialogal, apontam” para uma referência interna, e sem tal contextualização se tornam vazias de sentido, aproximando-se, portanto, do fenômeno dêitico. Além disso, os elementos prosódicos imbricados nas PM maximizam as intenções comunicativas daquele que as enuncia.

Presidente - 2378069 - SONIA CRISTINA SIMOES FELIPETO
Interno(a) - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interno(a) - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Externo(a) à Instituição - MARCELI CHERCHIGLIA AQUINO - USP