COMENTÁRIOS DESDOBRADOS SOBRE MARCAS DE PONTUAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS DUPLAS DE ALUNOS
Pontuação. Comentários espontâneos. Escrita colaborativa. Atividades metalinguísticas.
Este estudo, vinculado à Genética Textual, a partir de uma abordagem linguístico-enunciativa, investiga as marcas de pontuação da frase (MPF), feitas por alunos recém- alfabetizados, em narrativas ficcionais (contos etiológicos) inventadas. O material de pesquisa foi coletado em uma sala de aula do 2º ano, durante o desenvolvimento do projeto didático “Contos do Como e do Por que”. A partir desse material, constitui-se um corpus composto por dois subconjuntos: 1. Produto textual, composto por 67 manuscritos escolares, escritos, individualmente e em dupla, pelos alunos da turma; 2. Processo de escrita, composto pelo registro fílmico (Sistema Ramos) de 20 processos de produção textual, sendo 10 processos de uma díade e 10 processos de outra díade. No subconjunto 1 foram identificadas 510 MPF. A partir dessa identificação listamos os seguintes tipos de MPF no produto textual: letra maiúscula, vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto e vírgula, travessão, sendo as mais usadas a letra maiúscula (226), o ponto final (129) e a vírgula (111). No subconjunto 2, analisamos os momentos em que as duplas inscreveram os sinais de ponto final e vírgula, tendo como objeto de análise os comentários espontâneos associados a esses objetos textuais. Identificamos três modos de ocorrência de inscrições desses sinais: 1. Inscrição sem verbalização; 2. Inscrição com verbalização do termo linguístico; 3. Inscrição com comentários. Também foram observados que o ponto e a vírgula duas MPF podem ser usadas com pouca diferenciação em suas funções linguísticas e semânticas. Por vezes, a vírgula é inscrita na posição de ponto final, por vezes, o ponto final é inscrito na posição da vírgula. Conforme sugerido pelos comentários espontâneos verbalizados, há indicação de que o não uso ou o uso intercambiável dessas MPF está associado, de um lado, à formação da noção de frase e as possibilidades de divisão interna da frase. Além disso, o uso de ponto para fechamento de história parece se sobrepor ao de ponto para fechamento de frase e, por fim identificamos o uso da vírgula associada à pausa, reforçando a influência da instrução escolar.