PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA DE ARAUJO DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA DE ARAUJO DE MELO
DATA : 26/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Online (https://meet.google.com/fgz-junp-pfw)
TÍTULO:

Estudo sobre as marcas de pontuação em manuscritos escolares de duas duplas de alunos portugueses recém-alfabetizados

 


PALAVRAS-CHAVES:

Manuscrito escolar; Pontuação infantil; Metalinguagem; Escrita colaborativa.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo analisar as ocorrências das marcas de uso da pontuação em manuscritos escolares de alunos portugueses recém-alfabetizados. A discussão dar-se-á com o apoio de trabalhos sobre pontuação inicial de Fabre (1990), Hall (1996), Ferreiro e Pontecorvo (1996), além das noções acerca da escrita colaborativa vistas em Calil (2008, 2010, 2014, 2016, 2017, 2018, 2020). Diante de realidades que reconhecem a importância da pontuação no desenvolvimento da escrita infantil, o estudo aqui realizado pretende se somar às reflexões realizadas sobre as características presentes nos manuscritos de crianças recém-alfabetizadas em se tratando dos sinais de pontuação utilizados e dos não utilizados, assim como a localização que a pontuação ocupa na escrita infantil e as reflexões que os pequenos escreventes realizam no momento em que estão pontuando suas produções escritas. As análises que aqui fazemos são possíveis graças à implementação do Sistema Ramos em nossa metodologia, que vem nos fornecendo múltiplos olhares sobre o nosso objeto de estudo. O corpus de análise foi extraído de material coletado em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola portuguesa no ano de 2015. Ele pertencente ao banco de dados “Práticas de Textualização na Escola” (PTE) do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O dossiê de nossa pesquisa é composto por seis tarefas de produção textual, e a amostra, definida por conveniência, compreende a análise de manuscritos de duas duplas de crianças portuguesas recém-alfabetizadas. A nossa investigação se divide em dois momentos: primeiro observamos a pontuação em relação ao manuscrito, no qual analisamos quais, quantas e em que posição ocorrem as marcas de pontuação, além de compararmos as semelhanças e diferenças entre os manuscritos de uma mesma dupla (intradupla) quanto os manuscritos entre as duplas (interduplas); no segundo momento, observamos as marcas de pontuação verbalizadas e os comentários (simples e desdobrados) relacionados a elas, descrevendo e analisando os tipos de comentários e as atividades metalinguísticas verbalizadas entre alunos de uma mesma dupla, quanto entre as duas duplas. Os dados analisados até aqui nos mostraram que as crianças são sensíveis ao uso de algumas marcas gráficas, como vírgula, exclamação, ponto final, interrogação, uso de maiúscula e travessão, evidenciando sofisticação quanto as escolhas e usos desses sinais, fato que parece sugerir a existência de um trabalho didático efetivado em sala de aula acerca dos sinais de pontuação.   


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interno(a) - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Externo(a) à Instituição - KALL ANNE SHEYLA AMORIM BRAGA - UFRPE
Externo(a) à Instituição - LIDIANE EVANGELISTA LIRA - UPE
Interno(a) - 2378069 - SONIA CRISTINA SIMOES FELIPETO
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 13:10
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