PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA LUCZKIEWICZ DA SILVA

DISCENTE : NATÁLIA LUCZKIEWICZ DA SILVA
DATA : 05/07/2023
LOCAL: FALE/UFAL (Banca online)

ENTRE LETRAR E LUTAR: RESSIGNIFICANDO NARRATIVAS POR MEIO DE UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL EM LÍNGUA MATERNA

Pedagogia decolonial. Ensino crítico. Língua materna. Gêneros textuais. Educação transformadora.

Os discursos da sociedade moderna se respaldam em processos de violência física e simbólica que atingiram/atingem, sobretudo, os condenados da terra (FANON, 2003) que sofrem os impactos da colonização, materializados em uma colonialidade moderna que mantém as estruturas do poder, do saber e do ser, resultando na negação e, até mesmo, no apagamento desses corpos e mentes no tempo e no espaço. Nesse contexto, a escola assume um papel fundamental na formação de um indivíduo crítico e reflexivo, com fins à busca por justiça social e à transformação da vida. Partindo desse entendimento, desenvolvi esta pesquisa de mestrado com o objetivo de analisar a reflexão crítica dos participantes da pesquisa em atividades de leitura, escrita e discussão em Língua Portuguesa, baseadas em práticas de Letramento Crítico e Decolonialidade, por meio de oficinais pedagógicas com os gêneros Poetry Slam e Fotodenúncia que serviram como suporte para a discussão a respeito de temáticas de relevância social como o racismo e a vulnerabilidade econômica. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual da rede pública, localizada na região periférica da cidade de Palmeira dos Índios – AL, entre os meses de agosto a dezembro de 2022. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados nessa pesquisa foram: Vilaça e Araújo (2019), Duboc (2016), Janks (2016), Kleiman (2010), Freire (2014), sobre Letramento Crítico; Quijano (1999), Bernadino-Costa, Maldonado-Torres e Grosfoguel (2018), Mota Neto (2016), Walsh (2013) e Moreira Júnior (2021), sobre Decolonialidade; Moita Lopes (2009), Pennycook e Makoni (2019) e Fabrício (2016), sobre Linguística Aplicada. Ademais, considerando que esta pesquisa partiu de práticas pedagógicas que contribuíram para a melhoria do lócus, trata-se, pois, de uma pesquisa-ação do tipo qualitativo (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 1986). Após a análise dos dados, foi possível verificar que o trabalho com os gêneros Poetry Slam e Fotodenúncia favoreceu a discussão frente às temáticas do racismo e da vulnerabilidade econômica, pois contribuiu para uma postura crítica dos participantes, tanto nas entrevistas como a partir das produções escritas. Destaco, portanto, a mudança de perspectiva, o sentimento de empatia, a busca por justiça social, o conhecimento dos direitos e dos deveres prescritos na Constituição Federal (1888), dentre outros elementos que contribuem para uma prática transformadora (TILIO, 2021).

Presidente - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Interno(a) - 1851662 - PAULO ROGERIO STELLA
Externo(a) à Instituição - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 10:46