PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA ANCHIETA SILVA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELLA ANCHIETA SILVA BARROS
DATA : 01/09/2023
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/dtf-jbat-qtf
TÍTULO:

O EMPODERAMENTO FEMININO NA PUBLICIDADE BRASILEIRA: UMA INVESTIGAÇÃO CRÍTICA DOS DISCURSOS FEMINISTAS NAS PRÁTICAS MIDIÁTICAS CONTEMPORÂNEAS


PALAVRAS-CHAVES:

Discursos; Empoderamento; Femvertising; Feminismo; Publicidade.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Essa pesquisa busca investigar como as publicidades destinadas ao público feminino representam o empoderamento. Observaremos a estratégia de marketing femevertising – publicidade feminista – utilizada para construir retoricamente o empoderamento feminino dentro de anúncios destinados as mulheres, focalizando nos processos discursivos que representam esse empoderamento e como isso contribui ou não para o ativismo feminista. O corpus escolhido são campanhas publicitárias de marcas que se apresentam como apoiadoras do movimento feministas, baseando suas peças publicitárias em uma narrativa discursiva que promove o empoderamento de mulheres e se aliam a uma visão feminista. Foram selecionadas cinco peças publicitárias das marcas, L’oreal Paris, O Boticário, Marisa, Avon, Dove e Salon Line. Cada campanha foi drescrita em um modelo de transcrição multimodal que contempla as diversas semioses presentes em cada comercial. Quando escolhemos analisar campanhas publicitárias, necessitamos ter clareza quanto aos procedimentos envolvendo a análise de vídeo. Percebemos, então, que a análise deveria ser ampla e investigativa, no sentido de que precisamos observar toda a construção do comercial, já que esta disponibiliza diversos recursos semióticos: sons, imagens e textos verbais. Para tanto, assumimos o modelo teórico- metodológico fornecido pela Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006) no qual os autores desenvolvem um modelo de análise que possibilita observar como todos os recursos semióticos presentes em um texto constroem, de maneira conjunta, significados sociais. Além de nos embasarmos nos pressupostos de Norman Fairclough (1989; 2001; 1995; 2003) sobre os Estudos Críticos do Discurso. Pretendemos identificar com os resultados se as publicidades analisadas mostram apenas a transformação de algo intangível, como o pensamento feminista, à condição de mercadoria ou se realmente existe uma preocupação e um alinhamento com a luta política das mulheres por empoderamento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 3145736 - DEBORA RAQUEL HETTWER MASSMANN
Interno(a) - 2534411 - HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
Interno(a) - 1414920 - LORENA ARAUJO DE OLIVEIRA BORGES
Externo(a) à Instituição - REGYSANE BOTELHO CUTRIM ALVES - UFMA
Externo(a) à Instituição - ROSÂNGELA DO SOCORRO NOGUEIRA DE SOUSA - UFPA
Notícia cadastrada em: 31/07/2023 13:41
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