PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: KYVIA FERNANDA TENORIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KYVIA FERNANDA TENORIO DA SILVA
DATA : 11/09/2023
LOCAL: Online

A CORRELAÇÃO DOS BIOSSINAIS DA ELETROMIOGRAFIA DE SUPERFÍCIE E DA ELETROENCEFALOGRAFIA NA PRODUÇÃO DA FALA INTERNA

eletroencefalografia; eletromiografia; fala interna

A fala é um ato individual (SAUSSURE, 2006) que se realiza no instante da produção (RASO, 2013). A produção da fala envolve a interação do sistema nervoso central e periférico e dos receptores sensoriais que interpretam os sinais fisiológicos (BEHLAU; AZEVEDO; MADAZIO, 2013), podendo ser mensurados por meio da eletroencefalografia (EEG) e da eletromiografia de superfície (EMG) (DENBY et al., 2010). Em tal contexto, o objetivo desta pesquisa é correlacionar os sinais de EMG dos músculos da face relacionados à produção da fala e os sinais de EEG relacionados aos eventos estudados na produção da fala interna, contribuindo, assim, com sistemas de tecnologia assistiva e inteligência artificial. Trata-se de um estudo experimental, descritivo e analítico. Para sua realização, serão convidados 20 participantes entre 20 e 35 anos, de ambos os sexos, mediante a assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Serão incluídos adultos voluntários que sejam falantes nativos do português brasileiro e destros, pertencentes à Universidade Federal de Alagoas. Serão excluídos participantes que apresentarem sinais/sintomas evidentes ou autodeclarados de distúrbios da comunicação, alterações neurológicas e/ou cognitivas que possam interferir nos resultados. Os participantes aptos a participar da pesquisa serão convidados a comparecer ao Laboratório de Pesquisa da Linguagem, do Cérebro e do Comportamento Humano – LAPELC² (Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas) a fim de que sejam coletados os dados. Voluntários serão entrevistados e, em seguida, participarão do experimento com a EMG e o EEG. Os dados recolhidos serão tratados mediante Estatística Descritiva e Analítica, com o software R (R CORE TEAM, 2018), sendo os resultados significativos caso p ≤ 0,05.

Presidente - 3364615 - JAIR BARBOSA DA SILVA
Interno(a) - 037.950.314-00 - ADEILSON PINHEIRO SEDRINS - UFRPE
Interno(a) - 2132809 - ELYNE GISELLE DE SANTANA LIMA AGUIAR VITORIO
Interno(a) - 1784155 - MIGUEL JOSE ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR