A EDUCAÇÃO FABRICADA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL “ITAÚ EDUCAÇÃO E TRABALHO” DA FUNDAÇÃO ITAÚ.
Discurso; Educação; Propaganda; Políticas públicas; Sentidos.
Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso presente no Programa institucional “Itaú educação e trabalho”, que diz apoiar a implementação de políticas de Educação Profissional e Tecnológica que passou a integrar a educação básica de nível médio com reforma do ensino médio. O referido programa, por sua vez, divulga propagandas institucionais calcadas no discurso que afirma contribuir, através da articulação entre educação e trabalho, para que as juventudes brasileiras tenham igualdade de oportunidades e uma trajetória de vida digna. Como respaldo teórico, nos alinhamos à Análise de Discurso de vertente pecheuxtiana, dialogando com os seguintes autores: Orlandi (1999 e 2005) e Pêcheux (2002 e 2011). Posto isto, metodologicamente, elegemos materialidades discursivas oriundas do programa institucional “Itaú Educação e Trabalho” divulgado pela Fundação Itaú para Educação e Cultura. Por fim, através desta pesquisa, pretendemos mostrar como as materialidades selecionadas a partir do referido programa estão pautadas em interlocuções sociais, gerando sentidos particulares em cada situação investigada, assim como no exercício de um poder que utiliza uma linguagem de estratégias, direcionada a conflitos, contradições, visando unicamente ao poder de convencimento para gerar lucro, e para assegurar a manutenção das desigualdades sociais.