PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE MARIA DOS SANTOS MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENISE MARIA DOS SANTOS MELO
DATA : 22/12/2023
LOCAL: Remoto

DISCURSOS ENVOLVENTES E RESPONSIVIDADE ATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO ENSINO SUPERIOR

Linguística Aplicada; Discursos envolventes; Formação de professores; Disciplina de Libras.

Com as lutas das comunidades surdas do Brasil a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tornou-se disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores (BRASIL, 2002). Por isso, os professores que lidam diretamente e diariamente com os alunos Surdos precisariam, de algum modo, administrar as questões metodológicas, culturais e linguísticas dos espaços em que esses sujeitos estão inseridos, com o uso de outra língua, que é a Libras, naquele espaço de ensino/aprendizagem. Esse empreendimento está inserido num campo discursivo (Bakhtin, 2003) amplo que estimula diversas compreensões sobre possíveis fatores que influenciam na formação do que chamamos de discursos envolventes (Souto Maior, 2019). Entendemos que os discursos fazem parte da construção social e que entrelaçam a construção dos sentidos, veiculadas aos falantes e aos seus valores ideológicos (Bakhtin, 2003). Sendo assim, muito do que se fala e se entende em sala de aula sobre a Libras e as práticas que a subjazem, o que por alguns autores pode ser considerado como mito (Quadros et all., 2004) ou crenças (Barcelos, 2001), podem repercutir em outros sentidos relacionados ao ensino e aprendizagem, à formação de professores etc. Desse modo, observamos como a disciplina de Libras em cursos de licenciaturas pode configurar-se como um espaço transformador desses discursos envolventes. Logo, inseridas no campo de estudos da Linguística Aplicada  (Moita Lopes, 2006) e Implicada (Souto Maior, 2022), realizaremos as análises dos discursos envolventes produzidos por estudantes ouvintes da disciplina de Libras dos cursos de formação de professores do campus de Arapiraca/UFAL sobre como esses discursos interferem na formação bem como as implicações desses discursos envolventes na formação de professores. Para isso, além das noções acima descritas vamos trabalhar com a noção de compreensão responsiva ativa do chamado Círculo de Bakhtin. Portanto, propomos um estudo de abordagem qualitativa (Flick, 2007) e etnográfica (Paiva Vera, 2019), com o uso de diário reflexivo, anotações de campo e aplicação de entrevistas semiestruturadas. O procedimento metodológico em sala de aula se deu a partir da produção e reelaboração de textos, com planejamento de intervenção sobre a temática.

Interno(a) - 2360987 - ELIANE VITORINO DE MOURA OLIVEIRA
Interno(a) - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Externo(a) à Instituição - CRISTIANO LESSA DE OLIVEIRA - CEFET-Al
Externo(a) à Instituição - EDNA MISSENO PIRES - UFG