PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATHA RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JONATHA RODRIGUES DA SILVA
DATA : 08/11/2023
LOCAL: http://meet.google.com/aga-equp-fqd

DECOLONIALIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES, AÇÕES E REPERCUSSÕES

ensino de língua inglesa, escola pública, decolonialidade, bem viver, neoliberalismo, criticidade

Atuando como professor da Educação Básica, em um município do agreste Alagoano, procuro (re)pensar meu papel como professor e estar em constante processo de reflexão sobre minha prática pedagógica, tal como propõe Freire ([1996]2002), e observando o contexto sócio-político-histórico atual, percebo que a educação tem virado palco de muitos debates, seja entre grupos de esquerda ou de direita. O debate sobre a importância da abordagem de gênero e sexualidade nas escolas regulares fez com que grupos de extrema direita acreditassem na doutrinação político-ideológica e que professores/as estariam instaurando uma ditadura gayzista/feminista nas escolas. Todavia, esta é uma compreensão equivocada sobre os estudos de gênero (SANTOS FILHO, 2015). Esta aversão ao vocábulo gênero, fez com que grupos de pais, religiosos, políticos e apoiadores do movimento Escola sem Partido alimentassem uma histeria sobre o nosso contexto educacional, apontando os baixos índices em avaliações externas, nível de proficiência em Língua Inglesa (doravante LI) e a falta da educação financeiras nas escolas, esta, inclusive, homologada pela Base Nacional Comum Curricular. Estes debates colocam a escola como conteudista e com o papel atender às demandas do mercado, preparando o/a aluno/a para o mercado de trabalho, dando ênfase na competição como caminho para melhores resultados (BERNSTEIN, HELLMICH, KATZNELSON, SHIN, & VINALL, 2015) e ignorando que dentro dela circulam diferentes identidades com diferentes modos de ser/viver/sentir. Além disso, propaga metodologias de países hegemônicos, desconsiderando as alteridades presentes nas escolas brasileiras. Com este contexto, minha tese de doutorado tem por objetivo refletir sobre a implementação de uma pedagogia decolonial em aulas de Inglês no Ensino Fundamental de uma escola pública no agreste alagoano. A pesquisa proposta acontece em uma escola pública de Craíbas-AL com coleta de narrativas, questionários e diários reflexivos durante as aulas de LI. Observo como minhas/meus alunas/alunos se posicionam diante da abordagens de temas sociais e proponho ações de conscientização e de respeito para com diferentes modos de ser/viver/sentir. Por fim, proponho reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem da LI nas escolas públicas destacando que debates sobre racismo, LGBTQIA+fobia, intolerância religiosa e o respeito pelo meio ambiente, atreladas com o ensino de LI podem contribuir para uma educação crítico-cidadã para o bem viver.

Presidente - 1631608 - SERGIO IFA
Interno(a) - 3138408 - CATIA VENEZIANO PITOMBEIRA
Interno(a) - 1851662 - PAULO ROGERIO STELLA
Externo(a) à Instituição - ANA KARINA DE OLIVEIRA NASCIMENTO - UFS