PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO SOARES DA SILVA

DISCENTE : RICARDO SOARES DA SILVA
DATA : 27/10/2023

A realização do artigo definido diante de antropônimos no português falado em Maceió – AL

Artigo definido; Antropônimos; Sociolinguística Variacionista; Maceió.

Este estudo, tendo como base teórico-metodológico a Teoria Sociolinguística Variacionista (Labov, 1972), visa analisar o fenômeno da  variação na realização do artigo definido diante de antropônimos no português falado em Maceió – AL. Nesse sentido, estamos analisando se o fenômeno vem a adquirir influência de variáveis linguísticas e também extralinguísticas.  Lançamos a hipótese de que os dados de fala de moradores da cidade de Maceió apresentarão um alto índice de realização do artigo definido diante de antropônimos, conforme sugerido em Marroquim (1945). A análise é composta de dados de 24 informantes, todos naturais e residentes na cidade de Maceió, estratificados de acordo com as seguintes variáveis: sexo (masculino e feminino), por assumirmos que reflete mais que diferenças biológicas, envolvendo a diversidade de papéis que a comunidade atribui ao homem e a mulher; escolaridade (nível fundamental, médio e superior) que mostrará, ou não, as mudanças da variação conforme os anos de escolarização; e idade (20 aos 39 e acima dos 50 anos), uma vez que estudos mostram ser, em geral, uma variável condicionadora, podendo apontar para um possível quadro de mudança linguística. Todo o asseguramento para a coleta de dados foi realizado mediante a submissão e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No que se refere às variáveis linguísticas, consideramos as seguintes: familiaridade com o referente do sintagma nominal; contexto regido por preposição; referência do antropônimo; função sintática do sintagma nominal; status informacional e tipologia do antropônimo. Utilizamos o programa computacional GoldVarbX, ferramenta analítica utilizada na quantificação dos dados percentuais.

Presidente - ***.950.314-** - ADEILSON PINHEIRO SEDRINS - UFRPE
Interno(a) - 2132809 - ELYNE GISELLE DE SANTANA LIMA AGUIAR VITORIO
Externo(a) à Instituição - RAFAEL BEZERRA DE LIMA
Notícia cadastrada em: 09/10/2023 07:54