PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: EMANUELLE CAMILA MORAES DE MELO ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUELLE CAMILA MORAES DE MELO ALBUQUERQUE
DATA : 26/10/2023
LOCAL: Google meet

A SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR NA COMUNICAÇÃO DIGITAL DE

EMPRESAS ALAGOANAS: A VARIAÇÃO ENTRE PREENCHIMENTO PRONOMINAL E SUJEITO NULO

Segunda Pessoa do Singular. Preenchimento do Sujeito. Não Preenchimento do Sujeito. VariaçãoLinguística. Comunicação Digital.

Esta tese analisa o preenchimento versus não preenchimento da segunda pessoa do singular na posição de sujeito na comunicação digital, especificamente, na rede social Instagram. Estudos como os de Duarte (1993, 1995, 2003), Duarte et al., (2012) e Santos, (2014), entre outros, apontam para o processo de variação linguística entre preenchimento pronominal e o sujeito nulo no português brasileiro, nesse sentido, nossa investigação busca verificar se o fenômeno também é recorrente na comunicação digital, especificamente em relação à segunda pessoa do singular, e quais fatores são determinantes para o preenchimento ou não dessa posição de sujeito.  Avaliando as características específicas dessa modalidade de uso da língua, também pretendemos apresentar as similitudes ou distinções com as modalidades da língua falada ou da escrita convencional no português brasileiro. Para tal, amparamos nossa investigação à luz do modelo teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, proposto por Labov (1972), que analisa as relações entre a língua e o contexto social da comunidade linguística. Através de postagens de quatro empresas naturais do estado de Alagoas, buscamos verificar como é realizada a segunda pessoa do singular na posição de sujeito nesse contexto de comunicação digital no qual o consumidor é o interlocutor direto com o qual cada empresa busca efetivar a comunicação. O corpus da pesquisa foi constituído através de dados retirados de postagens públicas na página oficial do Instagram de cada uma das empresas selecionadas, no período de fevereiro de 2022 a maio de 2023, buscando traçar uma análise longitudinal. As variáveis independentes elencadas para nossa pesquisa foram o tipo de sentença (interrogativa e não interrogativa), tempo verbal (passado e não passado), paralelismo e modo verbal (indicativo, subjuntivo, imperativo e infinitivo pessoal). Após a coleta, os dados foram tratados estatisticamente através do softarware R. Os dados apontam para a predominância do sujeito nulo e para a exclusividade do uso do pronome inovador “você” nos casos da expressão de sujeito pleno. As variáveis analisadas mostraram-se influentes no que tange à escolha entre as variantes analisadas e a variável paralelismo foi selecionada pelo software R como a mais relevante estatisticamente. Os resultados revelam que, na modalidade de comunicação digital, existe um processo de variação estável, no qual as realizações de uso do preenchimento do sujeito diferem das encontradas na fala e na escrita convencional do português.

Presidente - 1653533 - TELMA MOREIRA VIANNA MAGALHAES
Interno(a) - ***.950.314-** - ADEILSON PINHEIRO SEDRINS - UFRPE
Interno(a) - 3364615 - JAIR BARBOSA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - MARCELLO MARCELINO - UNIFESP