PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO PAULO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO PAULO DA SILVA
DATA : 11/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: meet
TÍTULO:

A SUBJETIVIDADE NO DISCURSO DO/A PROFESSOR/A DE INGLÊS E OS EFEITOS DA/NA PRÁTICA DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Subjetividade; Professores de inglês; Instituto Federal; Representações Discursivas.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta pesquisa reflete sobre as representações que são construídas nos discursos de professores/as de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) acerca da aprendizagem de língua estrangeira (LE) na educação profissional, em particular, de língua inglesa (LI). Considerando o imaginário que se produz em torno de ensino de LI em IF, analiso os efeitos de sentido que são mobilizados no ensino-aprendizagem dessa LE por meio das condições de produção dos discursos que são proferidos pelos/as professores/as de LI na instituição e as posições que são por eles/as assumidas enquanto professores/as e aprendizes desse idioma. Para tanto, utilizo como embasamento concepções teórico-analíticas da Teoria Materialista do Discurso, fundada por Michel Pêcheux e desenvolvida, no Brasil, por Eni Orlandi, considerando também a interface que a teoria estabelece com a Psicanálise. Para isso, busco interpretar os sentidos produzidos no discurso do professor acerca da LE, do (seu) processo de aprendizagem, da (sua) prática pedagógica e de (seus) dizeres sobre a prática. Procuramos, assim, investigar, interpretar e analisar as representações discursivas que surgem no processo de subjetivação dos professores de LE, a fim de flagrar momentos de identificação (NASIO, 1995; NEVES, 2002; CORACINI, 2003, 2007). Essa pesquisa é de natureza qualitativo-interpretativista e seu corpus foi formado por meio de depoimentos de professores acerca da prática docente e da aprendizagem da LI. Para capturar as imagens construídas em torno da LE, utilizamos, como categorias de análise, as ressonâncias discursivas (SERRANI-INFANTI, [1998] 2007), inter e intradiscurso, a formação discursiva (PÊCHEUX & FUCHS, 1997) e o dito e não-dito (ORLANDI, 2005). As discussões em torno do corpus analisado estão embasadas, principalmente, nos estudos de Coracini (1981, 1995, 2000, 2003, 2007), Loures (2007, 2011, 2014), Neves (2002, 2006, 2008, 2009), Lacan (1958, 1960, 1966), Pêcheux (1988, 1997), Orlandi (1996, 1999, 2001, 2012, 2021), dentre outros. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2534411 - HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
Interno(a) - 3145736 - DEBORA RAQUEL HETTWER MASSMANN
Externo(a) ao Programa - 1288394 - SIMONE MAKIYAMA - UFALExterno(a) à Instituição - ANA PAULA SANTOS DE OLIVEIRA - IFRR
Notícia cadastrada em: 27/10/2023 13:30
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