PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: JORDANA GOMES BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JORDANA GOMES BARROS
DATA : 07/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: http://meet.google.com/
TÍTULO:

Trajetória de uma professora de língua inglesa em espaços formativos: reflexões
e transformações


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores de inglês. Letramento crítico. Autoetnografia. (de)colonialidade. 


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo refletir e ressignificar as práticas de uma professora de língua inglesa, a fim de criar inteligibilidade sobre o fazer-se docente. É uma pesquisa situada na área da Linguística Aplicada Trasgressiva, a qual compreende língua como interação social, propiciando questionamentos acerca de quem somos, por que somos o que somos, como somos (re)(des)construídos na e por ela na presença de outros.  Este estudo abarca os pressupostos teóricos de língua/linguagem de Bakhtin (1992; 1995), o conceito de letramento crítico de Janks (2010; 2012; 2016), as epistemologias do sul, os estudos sobre decolonialidade, a visão do Bem Viver e as investigações sobre formação de professores (Pimenta, 2002; Nóvoa, 2017). A metodologia utilizada é a autoetnografia por colocar em foco as histórias individuais da professora pesquisadora, o que possibilitou desenvolver um rico estudo crítico-reflexivo e transformador sobre a trajetória em diversos ambientes formativos para professores de língua inglesa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 3138408 - CATIA VENEZIANO PITOMBEIRA
Interno(a) - 1631608 - SERGIO IFA
Externo(a) à Instituição - BEATRIZ GAMA RODRIGUES - UFPI
Externo(a) à Instituição - CHRISTIANE BATINGA AGRA - IFAL
Notícia cadastrada em: 07/11/2023 14:26
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 05/05/2024 13:02