PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: JOYCE RODRIGUES DA SILVA MAGALHÃES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOYCE RODRIGUES DA SILVA MAGALHÃES
DATA : 06/12/2023
LOCAL: Mini-auditório Heliônia Ceres

PRÁTICAS DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES DE INGLÊS: REFLEXÕES AUTOETNOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA-FORMADORA

Formação de professores; Língua Inglesa; Práticas decoloniais; Autoetnografia; Linguística Aplicada.

Devido ao histórico de ocidentalização, o cânone dos saberes ensinados/aprendidos nas universidades brasileiras é, fundamentalmente, baseado nas teorias produzidas por países do norte global. O currículo das academias brasileiras está, profundamente, enraizado no colonialismo e silencia o debate sobre raça, gênero e classe social no campo educacional. Na contramão desse projeto colonial, a pedagogia decolonial busca resistir de forma teórica, sistêmica, cultural, prática e política, romper com os paradigmas dominantes e propor formas de pensar a partir das posições epistêmicas subalternas. Na formação de professoras/es, essa compreensão é de fundamental importância para o desenvolvimento de práticas decoloniais em sala de aula e fora dela. Essa pesquisa de doutorado tem o objetivo de refletir sobre o processo de desenvolvimento de práticas decoloniais na formação de professoras/es de inglês da UNEAL, campus I e III por meio de uma pesquisa autoetnográfica/emocionada, como opção decolonial, a qual busca compreender o contexto de formação de professoras/es a partir das experiências pessoais/profissionais da professora/formadora e das gentes da pesquisa. A autoetnografia é um instrumento de força política capaz de contrapor as tendências acadêmicas dominantes na medida em que busca compreender melhor as relações interpessoais, possibilita um repensar das práticas sociais e incentiva a responsabilidade pessoal/profissional e agência por meio da conscientização e mudança social/cultural. Essa pesquisa está ancorada nos pressupostos da Linguística Aplicada crítica que se preocupa com as desigualdades sociais, as reflexões críticas sobre nós e o mundo e as possibilidades de transformá-lo; transgressiva, a qual opõe-se, resiste e cruza os limites opressores das dominações sociais; problematizadora, pois questiona as premissas que orientam o nosso modo de viver; e militante porque propõe questões práticas, por meio das (língua)gens, que viabilizem a execução dos ideais em prol das igualdades sociais e de uma educação humanizadora. A pesquisa foi realizada nos cursos de Letras/Inglês da UNEAL, Campus I e III, durante o ano de 2022, contou com a participação de 30 alunas/os das disciplinas de Linguística Aplicada (Campus III, 2022.1), Expressão Oral e Língua Inglesa (Campus I, 2020.2). Por meio da pesquisa, (1) pude refletir criticamente sobre a formação de professoras/es de inglês da UNEAL, identificar traços coloniais e (re) significar a minha prática docente no sentido de intervir decolonialmente; (2) Do mesmo modo, a pesquisa favoreceu para uma postura crítica das/os futuras/os professoras/es, conscientização sobre temas de relevância social, sentimento de empatia e autonomia, bem como, para uma mudança de postura frente à luta por justiça social; (3) Por fim, a pesquisa decolonial-autoetnográfica-emocionada mostra-nos que é possível fazer ciência na academia valorizando saberes diversos, respeitando a diversidade cultural e acolhendo as emoções e afetos da comunidade acadêmica.

Interno(a) - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Interno(a) - 1851662 - PAULO ROGERIO STELLA
Interno(a) - 1631608 - SERGIO IFA
Externo(a) à Instituição - FABRICIO TETSUYA PARREIRA ONO - UFMS