PROTAGONISMO FEMININO EM CONTOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA ESCRITOS POR MULHERES NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Feminismos; Estudos de Gênero; Ficção Científica Brasileira; Aline Valek; Clara Madrigano; Kinaya.
Esta dissertação parte da observação da invisibilidade da escrita literária realizada em língua portuguesa por autoras no gênero ficção científica (FC) e tem por foco a literatura brasileira do século XXI. Sendo assim, o objetivo geral é selecionar e analisar contos de FC de autoria feminina na produção literária nacional contemporânea, observando especialmente os protagonismos femininos e analisando as construções de gênero nessas figurações. Os frutos deste trabalho contribuem para ilustrar um panorama introdutório, características literárias e temáticas recorrentes das narrativas estudadas. Para subsidiar o trabalho, as seguintes autoras e aportes teóricos são explorados em suas interfaces com os estudos literários: Aline Valek e Lady Sybylla (2013) e Susana Funck (2016), no que tange ao gênero da ficção científica, especialmente de autoria feminina; Joanna Russ (1995) e Maria Tatar (2022), para subsidiar análises relativas ao protagonismo feminino; Ildney Cavalcanti (2006), com ênfase as representações dos corpos femininos nas distopias; e Adrienne Rich (1979), Susana Funck (1993), Cristina Stevens (2007) e tania swain (2007), sobre questões relativas à maternidade. O corpus da pesquisa constitui-se a partir de um levantamento inicial e uma análise do material bibliográfico que inclui: mapeamento, leitura, seleção e sistematização dos contos a serem analisados; o estudo de textos teóricos para fundamentar as leituras críticas a leitura; a análise dos contos com base nas interfaces entre os Estudos Literários, os Estudos de Gênero e a Crítica Feminista; e, por último, a formulação dos resultados da análise crítica dos contos selecionados. Entre as rotas de análise, a leitura observa os traços composicionais do conto "Eu, Incubadora" (2013), de Valek, em relação ao protagonismo feminino, a representação da reprodução e do controle da maternidade. Encontram-se em andamento as análises de dois outros contos: “Boneca” (2015), de Clara Madrigano; e “Te encontro no futuro” (2021), de Kinaya Desse modo, pretendo contribuir para discussões feministas sobre as representações ficcionais a partir de um olhar gendrado sobre as metáforas contidas no corpus selecionado; colaborar para visibilizar as autoras dos contos selecionados e ampliar a fortuna crítica das obras que formam o recorte do estudo, especificamente sob a ótica feminista.