PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZIANE DE OLIVEIRA PORTO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUZIANE DE OLIVEIRA PORTO SILVA
DATA : 07/12/2023
LOCAL: videoconferência

O USO DOS PRONOMES PESSOAIS DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR NA POSIÇÃO DE SUJEITO EM CARTAS PESSOAIS NO ESTADO DE ALAGOAS

Pronomes pessoais; variação linguística; sociolinguística histórica.

Partindo do pressuposto de que a língua é um fator importante na identificação e demarcação de diferenças linguísticas e sociais na comunidade, objetivamos, neste estudo analisar a implementação e utilização dos pronomes pessoais de segunda pessoa do singular tu/você na posição de sujeito no estado de Alagoas, com o intuito de analisar como esses pronomes eram utilizados e quais os fatores condicionantes para sua realização, como também averiguar o modo como as relações de poder e solidariedade influenciaram o uso desses pronomes. Para o desenvolvimento deste estudo, nos apoiamos na Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 2008), na Sociolinguística Histórica (ROMAINE, 2009), Teoria do Poder e Solidariedade (BROWN; GILMAN, 1960). Para tanto, realizamos nosso estudo a partir da análise de cartas pessoais dos séculos XIX e XX tendo em vista que este é um dos gêneros textuais que mais favorecem o uso dos pronomes de segunda pessoa, possibilitando uma melhor análise e compreensão da inserção e utilização destes pronomes em Alagoas. A construção do corpus analisado em nosso estudo foi desenvolvida em etapas diferentes, contando com uma amostra composta por cartas pessoais coletadas no Arquivo Público de Alagoas, no acervo do IEB/USP e cartas pessoais doadas por missivistas, estando datadas de 1911 a 2003, contendo cartas de missivistas ilustres e não ilustres. Nosso estudo encontra-se em desenvolvimento em processo de tratamento e análise de dados. Entretanto, a partir de nossas hipóteses acreditamos que ao final de nosso estudo constataremos que: i) existe a variação entre os pronomes de segunda pessoa do singular na amostra analisada, havendo alternância entre os pronomes você e tu; ii) Os fatores extralinguísticos como período de escrita da carta, subgênero da carta pessoal e sexo dos missivistas condicionam a escolha linguística; iii) Os fatores linguísticos como preenchimento do sujeito, concordância verbal, e paralelismo linguístico condicionam a escolha linguística; iv) A escolha linguística realizada pelos missivistas é influenciada pelas relações de Poder e Solidariedade.

Interno(a) - ***.950.314-** - ADEILSON PINHEIRO SEDRINS - UFRPE
Interno(a) - 338331 - ALDIR SANTOS DE PAULA
Externo(a) à Instituição - CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA - UFRPE
Interno(a) - 3145736 - DEBORA RAQUEL HETTWER MASSMANN