PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: ELADJA OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELADJA OLIVEIRA SANTOS
DATA: 05/06/2020
LOCAL: FAMED UFAL

CONTROLE SOCIAL NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES:
contribuição da preceptoria na Atenção Básica

Objetivo: A pesquisa intitulada “Controle Social na Formação dos Discentes: Contribuição da Preceptoria na Atenção Básica” tem como objetivo analisar a contribuição dos preceptores da Atenção Básica na formação dos discentes com foco no controle social. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa oito preceptores lotados nas Unidades de Saúde (US) do VII Distrito Sanitário (DS) e sete graduandos que realizaram ou estavam em estágio curricular obrigatório nesses serviços de saúde. Foram realizados dois grupos focais, um com as estudantes, outro com os preceptores. Os dados foram analisados mediante a técnica de Análise do Conteúdo de Bardin. Resultados: Os resultados da pesquisa apontam para uma fragilidade no entendimento apresentado pelos estudantes sobre controle social e que houve pouca abordagem durante o estágio de atividades que potencializem a discussão sobre o tema. Outro achado no estudo é ausência da problematização das dificuldades apontadas como ingerência política e ausência dos usuários e trabalhadores na participação e controle social nos serviços. Conclusão: Conclui-se desse estudo que o estágio curricular tem contribuído pouco para uma formação pautada na diretriz da participação e controle social e que o preceptor, ator importante nesse processo, necessita de uma formação pedagógica que transforme seu processo de ensino, alinhando-o com os preceitos do SUS. Apesar das Diretrizes Curriculares Nacionais destacarem às competências gerais necessárias para formar futuros profissionais que atendam às necessidades do SUS e da população, ainda não é fomentado a participação e o controle social.

PALAVRAS-CHAVE:

Controle Social. Preceptoria. Atenção Básica. Formação em Saúde.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Interno(a) - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Presidente - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO