O CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E O HOSPITAL DE ENSINO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO: CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Este trabalho acadêmico de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
(MPES), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atendendo às premissas desse tipo de
pós-graduação, é constituído por uma pesquisa e um produto de intervenção, ambos baseados
em problemas provenientes do campo profissional. Assim, a presente pesquisa teve como
objetivo conhecer as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado no âmbito das
Análises Clínicas, por meio das concepções e expectativas dos egressos e da gestão do curso.
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, tendo como cenário
de investigação o Estágio em Análises Clínicas (AC) de um curso de graduação em Farmácia,
desenvolvido em Hospital de Ensino de uma Universidade Pública do Nordeste brasileiro.
Para a obtenção dos dados, foi realizado um Grupo Focal (GF) com cinco egressos de ambos
os sexos e uma entrevista semiestruturada com a gestão do curso. Os dados coletados foram
analisados à luz da análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: O Estágio
Curricular Supervisionado como lócus da profissionalização; Percepções sobre os fatores
dificultadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC; Percepções
sobre os fatores facilitadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC.
Os caminhos apontados pelos discursos de egressos e da gestão do curso de Farmácia
revelaram que ocorrem oportunidades de estabelecimento de relações entre teoria e prática no
cotidiano profissional do Estágio em AC. Porém, indicaram também, de forma enfática, a
necessidade de promover iniciativas de reflexão e avaliação das práticas desenvolvidas no
estágio, em consonância com os objetivos formativos do curso, por meio de planejamento
conjunto das atividades, bem como investimentos em desenvolvimento docente dos
preceptores. Tomando-se por base essa avaliação do estágio, pode-se concluir que existem
aspectos passíveis de realinhamento e fornece subsídios concretos para a melhoria da
qualidade do currículo do curso de graduação, cenário deste estudo. Nesse sentido,
desenvolveu-se, com base nas sugestões emitidas pelos egressos participantes desta pesquisa,
a construção de um produto de intervenção, um relatório técnico conclusivo de pesquisa.
Neste produto, defende-se o investimento na preceptoria por meio de um programa –
“Conhecer, Planejar, Capacitar e Avaliar: Programa de Valorização da Preceptoria do
Estágio em Análises Clínicas” (PVP) – como sugestão aos gestores do curso. O título deixa
claro os propósitos e a sequência de intenções do projeto, o qual abrange quatro fases: a
primeira, tornar conhecido dos preceptores o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso que
norteia a formação; a segunda, fazer o planejamento conjunto do Estágio em AC, baseado nos
objetivos de aprendizagem que compõem o PPP do curso; a terceira, promover a capacitação
com base nas demandas dos preceptores; e, finalmente, a quarta fase, avaliar o estágio para
melhor aperfeiçoamento deste período de formação. Portanto, considera-se que os resultados
desta pesquisa, bem como o produto gerado, são relevantes para propiciar uma reflexão acerca
do Estágio Curricular Supervisionado, objetivando o aprimoramento e fortalecimento na
formação do profissional farmacêutico, focado no cuidado à saúde e na transformação da
realidade social.
Hospitais de ensino. Estágio clínico. Laboratório clínico. Educação em
farmácia. Preceptoria.