PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: ADRIANO CAVALCANTE MELO



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ADRIANO CAVALCANTE MELO
DATA: 06/07/2020
HORA: 10:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E O HOSPITAL DE ENSINO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO: CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS


RESUMO:

Este trabalho acadêmico de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
(MPES), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atendendo às premissas desse tipo de
pós-graduação, é constituído por uma pesquisa e um produto de intervenção, ambos baseados
em problemas provenientes do campo profissional. Assim, a presente pesquisa teve como
objetivo conhecer as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado no âmbito das
Análises Clínicas, por meio das concepções e expectativas dos egressos e da gestão do curso.
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, tendo como cenário
de investigação o Estágio em Análises Clínicas (AC) de um curso de graduação em Farmácia,
desenvolvido em Hospital de Ensino de uma Universidade Pública do Nordeste brasileiro.
Para a obtenção dos dados, foi realizado um Grupo Focal (GF) com cinco egressos de ambos
os sexos e uma entrevista semiestruturada com a gestão do curso. Os dados coletados foram
analisados à luz da análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: O Estágio
Curricular Supervisionado como lócus da profissionalização; Percepções sobre os fatores
dificultadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC; Percepções
sobre os fatores facilitadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC.
Os caminhos apontados pelos discursos de egressos e da gestão do curso de Farmácia
revelaram que ocorrem oportunidades de estabelecimento de relações entre teoria e prática no
cotidiano profissional do Estágio em AC. Porém, indicaram também, de forma enfática, a
necessidade de promover iniciativas de reflexão e avaliação das práticas desenvolvidas no
estágio, em consonância com os objetivos formativos do curso, por meio de planejamento
conjunto das atividades, bem como investimentos em desenvolvimento docente dos
preceptores. Tomando-se por base essa avaliação do estágio, pode-se concluir que existem
aspectos passíveis de realinhamento e fornece subsídios concretos para a melhoria da
qualidade do currículo do curso de graduação, cenário deste estudo. Nesse sentido,
desenvolveu-se, com base nas sugestões emitidas pelos egressos participantes desta pesquisa,
a construção de um produto de intervenção, um relatório técnico conclusivo de pesquisa.
Neste produto, defende-se o investimento na preceptoria por meio de um programa –
“Conhecer, Planejar, Capacitar e Avaliar: Programa de Valorização da Preceptoria do
Estágio em Análises Clínicas” (PVP) – como sugestão aos gestores do curso. O título deixa
claro os propósitos e a sequência de intenções do projeto, o qual abrange quatro fases: a
primeira, tornar conhecido dos preceptores o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso que
norteia a formação; a segunda, fazer o planejamento conjunto do Estágio em AC, baseado nos
objetivos de aprendizagem que compõem o PPP do curso; a terceira, promover a capacitação
com base nas demandas dos preceptores; e, finalmente, a quarta fase, avaliar o estágio para
melhor aperfeiçoamento deste período de formação. Portanto, considera-se que os resultados
desta pesquisa, bem como o produto gerado, são relevantes para propiciar uma reflexão acerca
do Estágio Curricular Supervisionado, objetivando o aprimoramento e fortalecimento na
formação do profissional farmacêutico, focado no cuidado à saúde e na transformação da
realidade social.


PALAVRAS-CHAVE:

Hospitais de ensino. Estágio clínico. Laboratório clínico. Educação em
farmácia. Preceptoria.


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - EDNALDO ALMEIDA GOMES - UNEAL
Interno(a) - 073.887.134-68 - LENILDA AUSTRILINO SILVA - USP
Presidente - 1120653 - ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA
Notícia cadastrada em: 18/06/2020 09:46
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