PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANNETTE BARROS RIBEIRO COSTA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JEANNETTE BARROS RIBEIRO COSTA
DATA: 24/07/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA RESIDÊNCIA MÉDICA DE PEDIATRIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO


RESUMO:

Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) é composto pelas
seguintes seções: apresentação, dissertação, fruto da pesquisa realizada durante o
mestrado e produtos educacionais a ele relacionados. Ao final são traçadas as
considerações gerais do TACC e disponibilizados os apêndices e anexos. Na
apresentação foram explicadas as motivações pessoais que conduziram a pesquisa,
assim como um breve histórico sobre o tema estudado. A dissertação foi oriunda da
pesquisa “Processo de Ensino-Aprendizagem na Residência Médica de Pediatria em
um Hospital Universitário”. Realizada em abordagem qualitativa, por meio de
entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada com doze residentes do
Programa de Residência Médica de Pediatria de um hospital público de ensino de
uma cidade do nordeste brasileiro. Ao analisar os dados se observou satisfação com
o programa, pela quantidade e qualidade dos profissionais, pelos recursos
tecnológicos disponíveis para assistência pediátrica. Porém relataram carência, pela
inexistência de UTI pediátrica, pronto-atendimento adequado e a inexperiência de
alguns preceptores.
Em relação ao processo ensino-aprendizagem, conseguiram perceber o
aprendizado em cenário de prática e a necessidade de maior carga horária teórica e
de protocolos no serviço. Fruto dessas constatações, os produtos educacionais
pensados foram: a construção de web site situado dentro da página principal do
referido hospital que dará apoio com conteúdos científicos e espaços de discussão;
um relatório para a coordenação da residência em pediatria do HU, com reunião de
socialização com as coordenadoras dos serviços parceiros.
Podemos considerar que a Residência de Pediatria está consolidada por seus
cenários de prática que proporcionam a aprendizagem, mas que necessita
sistematizar as atividades teóricas. Dispor de um espaço de socialização de
conteúdos científicos pode fortalecer o Programa e melhorar a formação em
pediatria.


PALAVRAS-CHAVE:

Residência médica. Ensino. Aprendizagem. Hospitais de ensino.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANA CAROLINA DE CARVALHO RUELA PIRES - UNCISAL
Interno(a) - 1137700 - FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
Presidente - 073.887.134-68 - LENILDA AUSTRILINO SILVA - USP
Notícia cadastrada em: 13/07/2020 15:42
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 26/04/2024 07:17