PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: NEWTON DE BARROS MELO NETO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: NEWTON DE BARROS MELO NETO
DATA: 04/09/2020
LOCAL: ONLINE

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS DE SAÚDE

O Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve o objetivo avaliar a utilização do Prontuário Eletrônico (PE) como recurso pedagógico. A metodologia utilizada foi quantitativa, através da aplicação de um questionário estruturado e validado previamente, contendo questões fechadas e abertas, abordando sobre a satisfação em relação ao PE implantado no serviço, a avaliação dessa ferramenta como recurso pedagógico e o envolvimento no processo ensino-aprendizagem. Participaram da pesquisa 110 residentes, sendo 70 do programa de residência médica e 40 da residência multiprofissional. Os resultados da pesquisa são apresentados em um artigo original intitulado: Prontuário Eletrônico como Recurso Pedagógico: Percepção dos Residentes de um Hospital Universitário. A maior parte dos residentes eram do sexo feminino, concluíram a graduação em instituições públicas, entre os anos de 2003 e 2019, sendo a média de idade 28 anos, esse perfil possibilitou classificar os participantes como uma geração que possui domínio dos recursos tecnológicos, denominada geração Y. Quando analisada a familiaridade com o PE, 44,5%, afirmaram que o primeiro contato com esta ferramenta se deu apenas na residência e 90,9% alegaram que durante a graduação nenhuma disciplina trabalhou com o PE. Os residentes reconheceram a relevância das informações geradas no PE para o processo de aprendizagem e a importância de ser utilizado como ferramenta de ensino. Conclui-se que é necessário desenvolver a competência digital dos discentes, para que possam ter um olhar crítico e reflexivo dos registros eletrônicos, e para tanto, o PE precisa ser reconhecido e adotado pelos docentes como recurso pedagógico. A identificação de lacunas na adoção do PE no processo de aprendizagem nos cursos de saúde, despertou para o desenvolvimento de dois produtos de intervenção: a criação de um aplicativo eletrônico, na forma de protótipo, denominado “prontuário eletrônico de aprendizagem”, para ser utilizado na graduação como uma plataforma interativa entre docentes, discentes e preceptores e a produção de um vídeo explicativo direcionado para os docentes, abordando a importância do PE no cenário de prática e as possibilidades de utilização como recurso pedagógico.

PALAVRAS-CHAVE:

Prontuário eletrônico; tecnologia educacional; aprendizagem; ensino; tecnologia de informação.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Presidente - 2120865 - ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
Externo(a) à Instituição - LÚCIA DE MENDONÇA RIBEIRO SILVA - SME