PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: FLAVIA MARIA DE ALBUQUERQUE SILVA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIA MARIA DE ALBUQUERQUE SILVA ARAUJO
DATA : 26/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

AVALIAÇÃO E FEEDBACK NO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: PESQUISA DOCUMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação; Aprendizagem; Feedback; Odontologia; Pesquisa documental


PÁGINAS: 117
RESUMO:

A avaliação da aprendizagem é vista de diferentes maneiras, a depender do modelo de ensino considerado. Na perspectiva tradicional há o predomínio do aspecto somativo, classificatório. Já na ótica construtivista, é um diagnóstico ininterrupto, o qual ocorre ao longo do processo ensino aprendizagem e propicia mudanças no mesmo, sendo considerado, portanto, um processo dinâmico. Durante a graduação no curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas, esta autora identificou uma grande valorização do aspecto quantitativo (somativo). Mas será que essa perspectiva se mantém nos dias atuais? O método utilizado está voltado para a garantia da plena aprendizagem? Existe um feedback avaliativo? Na tentativa de compreender melhor esse processo, faz-se necessário questionar como ocorre o processo de avaliação e feedback, nesta graduação, tendo por base a matriz curricular e Planos de Curso das disciplinas. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo conhecer a perspectiva de avaliação presente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Curso de Odontologia, bem como os métodos avaliativos empregados nas disciplinas da graduação, através da análise de seus Planos de Curso. Com essa análise, buscou-se identificar o processo de avaliação da aprendizagem contido na matriz curricular do curso de Odontologia, investigar a presença de feedback avaliativo, verificar os tipos de avaliação mais utilizados, descrever os instrumentos avaliativos mais frequentes e observar o alinhamento da avaliação com os objetivos de aprendizagem das disciplinas específicas. Ao analisar os objetivos de ensino, identificou-se um curso mais voltado para a prática, com grande diversidade de metodologias ativas, concentradas em algumas disciplinas. Em relação aos instrumentos avaliativos, percebe-se uma maior ênfase em avaliar o “mostrar como faz” e “fazer”. Além disso, verificou-se que a maioria dos Planos de Curso referem uma avaliação contínua, processual. Quanto ao feedback, autoavaliação e avaliação da disciplina, quarenta e dois Planos de curso não apresentaram indícios de nenhuma dessas categorias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1120983 - MARIA VIVIANE LISBOA DE VASCONCELOS
Interno(a) - ***.324.328-** - CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES - UFAL
Externo(a) ao Programa - 3461811 - IZABEL MAIA NOVAES - UFAL
Notícia cadastrada em: 24/01/2024 11:34
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