PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: SILVANIA DE SOUZA

DISCENTE : SILVANIA DE SOUZA
DATA : 29/12/2023
LOCAL: FAMED

CAPACITAÇÃO DOS PRECEPTORES PARA FORMAÇÃO DE RESIDENTES EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E SAÚDE DA MULHER

Preceptor, Enfermagem, Residência, Obstetrícia, Saúde da Mulhe

A educação formal no Brasil surgiu com a chegada dos padres jesuítas, causando uma grande transformação no aspecto cultural e na civilização, sendo o processo educativo fundamental para a sua evolução. A formação profissional é uma constante preocupação na história da humanidade, especialmente com os que cuidarão da saúde da população. Botti e Rego, (2008) apud Macedo (1999) afirmam que, nas tribos primitivas, os candidatos a exercerem a função de pajé eram cuidadosamente selecionados e treinados. Ultimamente, a preceptoria vem se destacando como uma modalidade de ensino na formação de profissionais, especialmente na área da saúde, seja na graduação ou na pós-graduação. O preceptor deve possuir competências, conhecimento teórico e prático, além de ser conhecedor da didática para uma melhor colaboração para o formando. A experiência do enfermeiro preceptor no serviço hospitalar, sua formação, a busca constante pelo conhecimento e atualização, são fatores primordiais para o melhor desempenho e formação do futuro profissional. A partir dos resultados deste estudo é possível produzir e/ou subsidiar argumentos que conduzam a uma melhora na formação desses profissionais. Esta pesquisa objetivou analisar a capacitação dos preceptores para a formação de residentes em enfermagem Obstétrica e Saúde da Mulher de uma instituição pública de Maceió; Conhecer o processo formativo específico dos preceptores participantes da pesquisa, para o exercício da preceptoria do estágio em estudo; Descrever a importância do preceptor para formação do residente de enfermagem obstétrica e saúde da mulher. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, delineada como um Estudo de Caso Educacional. Os resultados alcançados mostram a presença crescente de homens, o que significa afirmar o surgimento de uma nova tendência, a da masculinização na categoria. (PUCPR-2020); A pesquisa apresentou 96,55% Feminino e 3,45% Masculino; O grupo com idade de 31 a 40 anos, chamada fase do desenvolvimento profissional, onde se busca qualificar mais para os serviços, especializando-se por meio de uma pós-graduação (PUCPR 2020), 90% dos enfermeiros afirmam ter feito algum curso de aperfeiçoamento ou pós graduação; esta pesquisa mostra que, apenas 26,66% possui curso de residência em enfermagem ou especialização em saúde da mulher ou enfermagem obstétrica; 23,33% possui especialização em docência ou educação em saúde ou ensino; 6,66% não possui especialização; 23,33% possui formação stricto sensu e 20,02% possui outras especializações como: Enfermagem do Trabalho, Saúde Coletiva, UTI, Urgência e emergência, entre outras. Embora haja muitos desafios, limitações na integralidade para o melhor desenvolvimento do Currículo e processo de ensino-aprendizagem na formação em saúde, a relação entre as partes envolvidas, residente-preceptor promove o benefício criando uma troca de saberem teóricos e práticos. As características do relacionamento desenvolvido entre preceptor e residente, citadas aqui como algo positivo, retratam sua relevância para o trabalho coletivo, mediado pela valorização do conhecimento do educando, em que o preceptor desenvolve a crítica educadora, em constante processo de elaboração e reelaboração do saber-fazer, de modo a horizontalizar essa relação. Sugerimos uma maior interação entre as instituições, a fim de oferecer melhor formação aos residentes, fazendo do preceptor parte do processo educacional, sem manter vínculo com a universidade.

Presidente - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Interno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Interno(a) - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Externo(a) ao Programa - 1120996 - MARIA CICERA DOS SANTOS DE ALBUQUERQUE - UFAL