PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELZA MARCULINO DUARTE



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELZA MARCULINO DUARTE
DATA: 15/12/2020
HORA: 19:00
LOCAL: VIRTUAL - SÍNCRONO
TÍTULO:

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO: VISÃO DE EGRESSOS DE ENFERMAGEM.


RESUMO:

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de alagoas tem o Mestrado
Profissional em Saúde que tem como requisito a apresentação de um Trabalho
Acadêmico de Conclusão de Curso aqui composto por um artigo científico, um
relatório técnico e um produto de intervenção, todos resultados obtidos do
projeto intitulado “Práticas integrativas e complementares na formação: visão
de egressos de enfermagem”. A pesquisa objetivou analisar a percepção de
egressos do curso de enfermagem da Sociedade de Ensino Universitário do
Nordeste sobre o ensino de Práticas Integrativas e Complementares durante a
sua graduação. Pesquisa qualitativa tipo estudo de caso que investigou a visão
de egressos que atuavam na atenção básica e eram preceptores da sua
instituição formadora a mais de um ano. A Instituição de Ensino Superior
investigada oferece o curso de enfermagem com uma disciplina obrigatória
intitulada “Práticas integrativas e complementares no cuidar em saúde”.
Participaram da pesquisa 04 egressos que atenderam os critérios de inclusão,
compondo 100% da amostra, as entrevistas foram analisadas manualmente
usando as quatro etapas orientadas por Malheiros, chegando as seguintes
categorias: Paradigmas que embasam a formação em saúde, Aplicabilidade
das práticas integrativas na enfermagem e Desafios e possibilidades no ensino
das práticas integrativas. Os resultados apontam que a oferta de práticas
integrativas na graduação exige uma integração curricular que possibilite a
visualização e aplicabilidade dessas terapêuticas nos cuidados da
enfermagem. Também é apresentado um relatório técnico à coordenação e ao
Núcleo Docente Estruturante do curso com os resultados analisados nas
categorias supracitadas e a partir desses dados são sugeridas recomendações
a serem consideradas como estratégias de aprimoramento da matriz curricular
do curso.


PALAVRAS-CHAVE:

Terapias Complementares. Enfermagem. Educação. Práticas Integrativas e Complementares.


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Presidente - 1119582 - DIVANISE SURUAGY CORREIA
Externo(a) à Instituição - KRISTIANA CERQUEIRA MOUSINHO FONSECA - CESMAC
Notícia cadastrada em: 01/12/2020 23:14
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 26/04/2024 11:26