PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO: VISÃO DE EGRESSOS DE ENFERMAGEM.
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de alagoas tem o Mestrado
Profissional em Saúde que tem como requisito a apresentação de um Trabalho
Acadêmico de Conclusão de Curso aqui composto por um artigo científico, um
relatório técnico e um produto de intervenção, todos resultados obtidos do
projeto intitulado “Práticas integrativas e complementares na formação: visão
de egressos de enfermagem”. A pesquisa objetivou analisar a percepção de
egressos do curso de enfermagem da Sociedade de Ensino Universitário do
Nordeste sobre o ensino de Práticas Integrativas e Complementares durante a
sua graduação. Pesquisa qualitativa tipo estudo de caso que investigou a visão
de egressos que atuavam na atenção básica e eram preceptores da sua
instituição formadora a mais de um ano. A Instituição de Ensino Superior
investigada oferece o curso de enfermagem com uma disciplina obrigatória
intitulada “Práticas integrativas e complementares no cuidar em saúde”.
Participaram da pesquisa 04 egressos que atenderam os critérios de inclusão,
compondo 100% da amostra, as entrevistas foram analisadas manualmente
usando as quatro etapas orientadas por Malheiros, chegando as seguintes
categorias: Paradigmas que embasam a formação em saúde, Aplicabilidade
das práticas integrativas na enfermagem e Desafios e possibilidades no ensino
das práticas integrativas. Os resultados apontam que a oferta de práticas
integrativas na graduação exige uma integração curricular que possibilite a
visualização e aplicabilidade dessas terapêuticas nos cuidados da
enfermagem. Também é apresentado um relatório técnico à coordenação e ao
Núcleo Docente Estruturante do curso com os resultados analisados nas
categorias supracitadas e a partir desses dados são sugeridas recomendações
a serem consideradas como estratégias de aprimoramento da matriz curricular
do curso.
Terapias Complementares. Enfermagem. Educação. Práticas Integrativas e Complementares.