PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: MARIA ROSA VILELA DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ROSA VILELA DE CASTRO
DATA : 27/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DO CURSO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

COVID-19. Educação Permanente. Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde mental. Atenção Primária à Saúde.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) aborda a integração entre ensino e serviços de saúde como estratégia para a qualificação profissional no SUS. Na primeira parte, o TACC inclui um artigo científico sobre "A Influência do Curso Cuidado em saúde mental na Atenção Primária na atuação dos Profissionais de Saúde durante a pandemia por COVID-19”. A pandemia do COVID-19 provocou mudanças significativas na sociedade e nos processos de trabalho dos profissionais de saúde, como o aumento do uso de ferramentas digitais. Diante desse cenário desafiador, os profissionais precisaram se adaptar para atender à crescente demanda, enfrentando não apenas o medo de contágio, mas também a exaustiva carga de trabalho. Essa situação muitas vezes comprometeu o cuidado com sua própria saúde, tanto física quanto mental. A preparação e desenvolvimento de profissionais de saúde no SUS são prioridades para os gestores estaduais de saúde. A Educação Permanente é essencial para os profissionais, que frequentemente enfrentam desafios novos e complexos. A crescente preocupação com a saúde mental da população brasileira e a formulação de políticas nesse sentido são tendências já presentes antes da pandemia. A motivação para esta pesquisa surgiu da experiência profissional da pesquisadora, que trabalhou por mais de uma década na gestão da saúde mental em Alagoas. Como idealizadora, conteudista e tutora do curso, surge a questão norteadora da pesquisa que facilitou a criação do objetivo geral deste estudo: analisar a influência do curso Cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária no contexto da pandemia do COVID-19, na atuação dos profissionais de saúde de municípios de Alagoas. O curso, realizado na modalidade EAD entre outubro e dezembro de 2021, foi disponibilizado na plataforma do educ@sesau, da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). Esta pesquisa é um Estudo de Caso descritivo, com uma abordagem qualitativa. O curso foi oferecido gratuitamente, com duração total de 88 horas, distribuídas em 8 módulos. As atividades foram realizadas de forma assíncrona e síncrona. Participaram da pesquisa 10 profissionais de saúde de diferentes áreas, originários de municípios de Alagoas, que atenderam aos critérios de inclusão e concordaram em participar, assinando o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados envolveu duas etapas: a análise documental e o grupo focal online. Na análise documental, foram utilizados documentos da plataforma do curso, incluindo a matriz curricular e os projetos aplicativos. O grupo focal online ocorreu no Google Meet, com a mediação de uma facilitadora. A análise de conteúdo foi a metodologia adotada para examinar as informações obtidas durante a coleta de dados, sendo empregada a técnica de análise temática ou categorial de Bardin, revelando duas categorias principais com subcategorias correspondentes. Na segunda parte, foram desenvolvidos dois produtos educacionais em resposta aos resultados obtidos: o podcast "PodSUSpirar" e o Instagram "PodSUSpirar". Ambas as estratégias educacionais possuem o mesmo nome para permitir uma associação entre elas. É fundamental manter o foco na promoção da saúde mental e no fortalecimento do SUS. Apesar dos desafios enfrentados, desenvolver diferentes estratégias, como estímulo à prática da Educação Permanente, possibilita o aprimoramento profissional e a mudança de práticas, permitindo o acesso universal a serviços de saúde mais humanizados e qualificados. Espera-se que esta pesquisa inspire a busca por novas formas de promover processos educacionais que integrem o ensino aos serviços de saúde, incentivando também a produção científica nessa área.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Interno(a) - ***.324.328-** - CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES - UFAL
Externo(a) à Instituição - Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto - UNCISAL
Notícia cadastrada em: 26/03/2024 14:28
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