PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSILDA VASCONCELLOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSILDA VASCONCELLOS DA SILVA
DATA : 27/03/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

APRENDIZAGEM BASEADA EM INVESTIGAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR EM SERVIÇO SOCIAL: direito ao registro civil de nascimento no SUS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Baseado em Investigação, Aprendizagem Baseada em Investigação, Sequencias de Ensino Investigativo, Sub-notificação de Registro Civil de Nascimento, Estagio Curricular em Serviço Social.


PÁGINAS: 195
RESUMO:

Introdução: A adoção de metodologias ativas para alunos (as) graduandos (as) sugere uma mudança de paradigma, onde o educador não é um transmissor de conhecimento, mas um incentivador da curiosidade do (a) aluno (a), estimulando a busca pelo conhecimento. Nessas abordagens, o (a) aluno (a) desempenha um papel ativo e central no processo de aprendizagem, não sendo apenas um (uma) receptor (a) passivo (a) de informações a serem absorvidas. A Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) está inserida no contexto das metodologias ativas, por incentivar os (as) alunos (as), a buscar soluções para os problemas que enfrentam em seu cotidiano. Essa metodologia possui o potencial de promover a compreensão dos fenômenos sociais e o desenvolvimento de habilidades científicas como o conhecimento processual, raciocínio e comunicação, entre outras. De forma que método de Ensino Baseado em Investigação (EBI) consiste em abordar os conteúdos por meio de problemas, em uma jornada compartilhada entre alunos e educadores, que exploram e questionam de maneira estruturada e sistemática os fenômenos, com o objetivo de tornar a aprendizagem significativa e relevante. A Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) é desenvolvida por meio de atividades de ensino, que são as Sequências de Ensino Investigativa (SEI), estas, são propostas didáticas com o objetivo de desenvolver conteúdos ou temas científicos através de diferentes atividades investigativas. O estagio curricular se constitui como atividade obrigatória, na qual os (as) alunos (as|) desenvolvem competências e habilidades essenciais para o exercício profissional, para os (as) alunos (as) estagiários (as) é um importante momento de preparação para o futuro exercício de suas ações profissionais diante das demandas sociais, exigindo dele (a) o conhecimento da realidade. Na pesquisa em Serviço, essas investigações fazem parte importante da postura profissional, integrando habilidades técnicas e operativas do assistente social. Dentre as diversas problemáticas vivenciadas no âmbito da Maternidade temos a questão da subnotificação do Registro civil de Nascimento, esse documento se constitui como fundamental para garantir os direitos de cidadania desde os primeiros momentos de vida dos neonatos, pois abre portas para o acesso a diversas políticas públicas essenciais, como saúde, educação e assistência social. Apesar disto é preocupante observar que muitas mulheres, mesmo com o serviço gratuito e disponível no HUPAA/UFAL, deixam de registrar seus recém-nascidos. O estudo reflete sobre práticas educativas que promovam a atuação do aluno estagiário como protagonista do ensino-aprendizagem, considerando suas habilidades e conhecimentos prévios sobre a realidade que o cerca, bem como o desenvolvimento de habilidades científicas através da implementação do método de Aprendizagem Baseada em Investigação, o trabalho é composto por 2 (dois) artigos. No primeiro artigo: PORTFÓLIO REFLEXIVO DIGITAL NA APRENDIZAGEM BASEADA EM INVESTIGAÇÃO: uma análise no contexto do estágio curricular em serviço social; procurou-se através dos portfólios elaborados, avaliar o aprendizado obtido pelas alunas durante o processo de aplicação da metodologia de ABI, outra função dessa ferramenta foi a de estimular, auxiliar nas reflexões e na escrita dos conhecimentos adquiridos a partir da execução das Sequencias de Ensino Investigativas (SEI), desenvolvidas no projeto de pesquisa. Já no segundo artigo 2: ENSINO BASEADO EM INVESTIGAÇÃO E ESTAGIO CURRICULAR EM SERVIÇO: SOCIAL: um encontro possível. teve como objetivo explorar as contribuições da metodologia ativa de ensino Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI),acerca da problemática da subnotificação do registro civil de 4 nascimento, com alunas do curso de Serviço Social durante o estágio curricular supervisionado de Serviço Social. Objetivo: Explorar as contribuições da Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI), acerca da problemática da subnotificação do registro civil de nascimento, durante o estágio curricular supervisionado de Serviço Social. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com métodos qualitativos, descritiva, exploratória, de caráter diagnóstico. A perspectiva metodológica a ser adotada será da pesquisa-ação, é característica dessa perspectiva metodológica fornecer aos participantes condições para busca de resolução para um problema apresentado dentro de determinado contexto social, dando condições para concretização de mudanças da realidade vivenciada. Será utilizada a abordagem da Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) nessa pesquisa-ação, compreendendo como participantes o supervisor de campo/ pesquisador e os alunos que estarão ao tempo em que vivenciam a realidade de prática, intervindo sobre ela numa perspectiva de mudança. A metodologia de ensino da ABI, desenvolvida por meio de quatro (04) Sequencias de Ensino Investigativa (SEI). A sequência de ensino investigativa (SEI) é uma proposta didática que tem por objetivo desenvolver conteúdo ou temas científicos por meio de diferentes atividades investigativas. As SEI, serão utilizadas nas seguintes atividades: SEI-1, Portfólio Reflexivo digital, (sendo desenvolvida na ferramenta digital Padlet; SEI 2-Pesquisa Documental Sistemática, SEI-3 Pesquisa de Campo de caráter diagnostico, e SEI-4 Revisão Sistemática Integrativa. A coleta de dados ocorreu entre os meses de junho a dezembro de 2023,onde as alunas desenvolveram as 4 (quatro) SEI, propostas para investigar a temática do sub-registro civil de nascimento na Maternidade pública. Para elaboração do Portfólio Reflexivo Digital (SEI1), as alunas receberam orientações e acompanhamento sistemático para a realização do Portfólio por meio de discussão grupal ocorridas presencialmente. A SEI 2 (pesquisa documental sistemática de caráter diagnóstico, teve como objetivo levar as alunas estagiárias a conhecer o problema da subnotificação do registro civil de nascimento no HUPAA/ UFAL, para esta etapa, foram realizadas as seguintes visitas técnicas: visita1: Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), a fim de coletar os dados de crianças nascidas no HUPAA/UFAL no período entre janeiro 2017 a dezembro de 2022; visita 2) Posto de atendimento do Cartório de Registro Civil, situado dentro do HUPAA, a fim de coletar o quantitativo de Registros de Nascimento referente aos anos de janeiro de 2017 até dezembro do ano de 2022; visita 2: Setor de Faturamento do HUPAA/UFAL, para coletar o quantitativo de Registros Civil de Nascimentos faturados durante o período de janeiro de 2017 a dezembro 2022. Na SEI 2, os dados obtidos a partir da Pesquisa de caráter diagnostico foram expostos em uma tabela e analisados individualmente pelas participantes, SEI-3-Pesquisa de Campo de: Revisão Sistemática Integrativa, descreve uma revisão bibliográfica (pesquisa secundária), do tipo sistemática integrativa, de natureza qualitativa pesquisa documental sistemática, a seleção dos artigos utilizados neste mapeamento envolveu a seleção de palavras-chave, termos de busca e critérios de inclusão para identificar os estudos para serem posteriormente avaliados e incluídos no mapeamento. Trata-se de uma revisão bibliográfica (pesquisa secundária), do tipo sistemática integrativa, de natureza qualitativa, com critérios de inclusão (texto completo disponível gratuitamente, do tipo: artigo original e de revisão; publicações de 2000 a 2022) e exclusão (artigos repetidos e que não contemplam as temáticas que tratam da subnotificação do registro de nascimento).As varreduras foram realizadas nas bibliotecas virtuais (Periódicos da CAPES, Scielo, BVS, Wiley e Science direct) a partir do cruzamento dos seguintes descritores (português e inglês) 5 por meio de operador booleando (AND), constituindo as seguintes strigs de busca: a)sub-registro (Identificador DeCS: 16129; ID Mesh: DDCS016129) AND registro de nascimento (Identificador DeCS: 36396; ID Mesh: DDCS036396); b)underregistration AND Birth Registration. A SEI 3, foi desenvolvida em ambiente virtual, através da plataforma Google Meet e contou com a participação de todas as participantes do estudo no entanto esta etapa de SEI não se encontra descrita nesse artigo em virtude de fatores que foram abordados no decorrer da análise. A SEI 4-Coleta da Pesquisa de Campo de caráter diagnóstico, buscou a informação diretamente com a população de mulheres puérperas internadas na Maternidade do HUPAA, exigindo das pesquisadoras, alunas estagiárias, um contato direto com as entrevistadas no espaço onde o fenômeno ocorre, um conjunto de informações a respeito do problema estudado foi coletado através da aplicação de um questionário semiestruturado que teve por objetivo investigar, os motivos pelos quais as puérperas internadas não realizavam o documento de registro civil de nascimento no Posto de cartório do HUPAA. O instrumento de questionário semiestruturado, utilizado pelas alunas para coleta de dados, foi desenvolvido pela pesquisadora e passou por processo de validação durante a realização pela pesquisadora principal da disciplina Produtos Educacionais II, ministrada no curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas MPES/FAMED/UFAL. A coleta de dados ocorreu na Maternidade do HUPAA/UFAL, no leito das mulheres puérperas, onde as mesmas foram convidas a participar do estudo, para tal assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Cada uma das 5 (cinco) alunas (as) aplicou 6 (seis) questionários semiestruturados, totalizando 30 (trinta) questionários, anterior a coleta dos dados, foi realizado pelas alunas um Teste Piloto, que teve por finalidade ajustar o questionário anteriormente elaborado, aos objetivos que se desejava atingir. As respostas obtidas dos questionários da pesquisa de campo foram criados na ferramenta digital Google Forms, sendo as respostas, expostas através de gráficos, os resultados compilados e lançados em planilha e, por fim, analisados pelas alunas de forma coletiva, originando uma só interpretação. Resultados e discussão: A analise do método de ABI, foi realizada a partir da elaboração de categorias temáticas, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin que foram desenvolvidas a partir do uso de Inteligência Artificial (AI) através do CHATGPT versão 3.5, e supervisionada pela mente humana, a utilização do método de ABI, no contexto da formação em Serviço. A análise do método de ABI, no contexto da formação em Serviço, revelou a aprendizagem que as alunas desenvolveram durante a realização das atividades didáticas, apontando para uma perspectiva mais dinâmica e alinhada às exigências contemporâneas do trabalho educativo, especialmente no contexto do prático de estágio curricular. A utilização da metodologia ativa demonstrou a participação ativa das alunas estagiárias, que não só adquiriram conhecimento sobre a temática estudada, mas também desenvolveram habilidades da cultura científica. Este estudo destaca a importância de abordagens educacionais que promovam a participação ativa dos alunos e integrem teoria e prática de forma eficaz, preparando-os para os desafios do mundo real. Conclusão: Os resultados obtidos através da aplicação do método de Ensino / Aprendizagem Baseado em Investigação, para alunas do curso de Serviço social na disciplina Estágio Curricular, no cenário de prática da maternidade do HUPAA/UFAL, foram condizentes com os objetivos propostos pela metodologia de ensino, as alunas conseguiram desenvolver aprendizado a respeito da temática da subnotificação de Registro Civil de nascimento, além de desenvolver 6 diversas habilidades presentes na cultura científica como: analise critica, elaboração de hipóteses, levantamento de dados, análise dos dados coletados, dentre outras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Interno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Interno(a) - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Externo(a) ao Programa - 278614 - MARIO JORGE JUCA - UFAL
Notícia cadastrada em: 26/03/2024 22:14
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