PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: ROSILENE DE ARAUJO SILVA OLIVEIRA

DISCENTE : ROSILENE DE ARAUJO SILVA OLIVEIRA
DATA : 28/03/2024
LOCAL: online

A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÂO DE ENFERMAGEM SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

Programas de graduação em Enfermagem; promoção da saúde escolar; integração comunitária; políticas públicas; formação profissional em saúde.

A necessidade da formação dos recursos humanos da saúde, especialmente na Graduação em Enfermagem, voltados às exigências do SUS reforçou a importância da articulação entre Educação Superior e Saúde. As Instituições de Ensino Superior – IES tiveram que reorientar o processo de formação do estudante em busca de perfil acadêmico e profissional com competências e habilidades que pudessem fundamentar a formação do profissional crítico-reflexivo. O Estágio Curricular Supervisionado assumiu importante papel na formação dos graduandos, efetivando a integração das ações humanas de qualidade na enfermagem. O Programa Saúde na Escola - PSE, uma política intersetorial – Educação e Saúde, criado em 2007 propõe um modelo de atenção à saúde que contribua para a formação integral dos escolares da rede básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O enfermeiro, integrante da equipe de saúde, deve participar de forma efetiva no planejamento e desenvolvimento do PSE. A educação em saúde proposta visa à inovação dos processos de ensino e aprendizagem e à articulação dos serviços para intervenção no processo saúde-doença. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção de estudantes da graduação em Enfermagem sobre o PSE, por meio da integração Ensino, Saúde e Comunidade, tornando-se relevante saber a visão dos estudantes de Enfermagem sobre os temas e ações desenvolvidas pelo programa, como também as contribuições do PSE na formação profissional destes estudantes. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, no qual a coleta de dados foi uma entrevista em grupo focal sendo com 10 (dez) estudantes da graduação em Enfermagem do 9° período da Faculdade Cesmac do Sertão, na cidade de Palmeira dos Índios/AL. Após contatos adquiridos através de lista fornecida pela faculdade, foi realizado o convite individual aos participantes, por e-mail – na forma de lista oculta – e/ou WhatsApp, tendo como critério de inclusão os estudantes que estiveram no Estágio Curricular Supervisionado em Rede Básica de Saúde nos 02 (dois) últimos anos no município de Taquarana/AL. Todos os participantes, após a confirmação, receberam os devidos esclarecimentos sobre a metodologia e objetivos da pesquisa, tendo sido enviado o roteiro de entrevista e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) por e-mail e/ou WhatsApp aos que aceitaram participar da pesquisa. Após a confirmação do convite, foram definidos a data e o horário, enviado o link para os participantes acessarem a sala do Grupo Focal online, o qual foi realizado em 30 de janeiro de 2023. Para análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdode Bardin, dividindo--se em três etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Após a análise foram estabelecidas 2 (duas) categorias de análise: 1) Conhecimento e Desenvolvimento do PSE; e 2) Integração Ensino, Serviço e Comunidade na Formação Profissional. Na primeira categoria foram identificadas 4 (quatro) subcategorias: conhecimento sobre o PSE, realização de atividades do PSE, atores envolvidos nas atividades, dificuldades e desafios no planejamento e no desenvolvimento das atividades. Os resultados evidenciam que os estudantes participantes da pesquisa têm conhecimento sobre o PSE, desenvolveram atividades do programa durante o Estágio Curricular Supervisionado, sendo este considerado por eles importante para formação profissional, bem como relataram reconhecer a importância do engajamento dos profissionais da saúde, da educação e dos pais, e as dificuldades e desafios no planejamento e desenvolvimento das atividades, uma delas a falta de materiais para desenvolvimento das ações na escola.  A partir dos resultados, foi elaborado como produto educacional um e-book intitulado “Temas do Programa Saúde na Escola (PSE)”, tendo como público-alvo adolescentes. No e-book estão inclusos todos os temas preconizados pelo Ministério da Saúde – MS para serem desenvolvidos no ambiente escolar e acompanhar as condições de saúde dos estudantes da rede básica de ensino através de orientações, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o desenvolvimento escolar. Este e-book objetiva publicizar, fornecer e socializar informações sobre os temas do PSE, fornecendo aos estudantes e profissionais de saúde um material digital com informações para o planejamento e desenvolvimento das ações do PSE. Assim, este estudo trouxe o conhecimento de estudantes da graduação em Enfermagem sobre o PSE, propondo uma formação crítica-reflexiva dos estudantes para resolução dos problemas de saúde na comunidade escolar através da integração ensino, saúde e comunidade, como uma mudança na postura de profissionais da saúde, da educação e estudantes de saúde na UBS no desenvolvimento das ações do PSE.

Interno(a) - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Interno(a) - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Externo(a) à Instituição - Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto - UNCISAL
Notícia cadastrada em: 28/03/2024 11:14