PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: LÍGIA FERNANDA PASSOS BEZERRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍGIA FERNANDA PASSOS BEZERRA SANTOS
DATA : 18/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Online - Parecer Escrito
TÍTULO:

FORMAÇÃO PARA O CUIDADO À DIVERSIDADE CULTURAL NA
ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UM CURSO DE ENFERMAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Diversidade cultural, formação em saúde, assistência em enfermagem,
atenção primária.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

O trabalho acadêmico de conclusão de curso (TACC) teve o objetivo
compreender de que forma o ensino da graduação no curso avaliado tem
sido organizado: como orientador de formação de força de trabalho acrítica
para a unidade de saúde ou como agente de transformação na qualificação
da assistência visando a autonomia do usuário. A metodologia utilizada
estudo de caso do tipo qualitativo, através da análise documental do projeto
pedagógico do curso (PPC). Análise ocorreu em duas etapas: 1ª etapa:
análise do texto geral do PPC, visando evidenciar o modelo geral de gestão
do ensino, processado com o software Iramuteq versão 0.7 alpha 2. 2ª
etapa: análise do texto geral do PPC por verificação direta, sem apoio de
software. Seguindo as etapas cronológicas: (1) definição de categorias de
análise (2) definição de unidades de registro (4) tratamento dos resultados e
interpretação. Os resultados da pesquisa são apresentados em um artigo
original intitulado: formação para o cuidado à diversidade cultural na
atenção primária em um curso de enfermagem. Através da dupla análise,
por leitura direta e com o uso do software Iramuteq, demonstra
contradições, e abordagem insuficiente no PPC correspondentes à atenção Iramuteq revelou três classes, - perfil do egresso (35,9%); - organização do
curso (36,2%); - competências e habilidades (27,9%). A análise direta do
PPC, demonstra pouca compatibilidadecom De uma amostragem de 190
unidades de contexto, quarenta e duas (22,1%) apresentavam abordagem
incompleta. No estágio supervisionado (9º período), das 19 unidades de
registros possíveis apenas quatro (21,5%) foram encontradas, porém apenas
duas (10,5%) com menção específica a diversidade cultural. Conclui-se
que, a partir da análise documental, foi possível compreendermos o atual
estágio de desenvolvimento do PPC e averiguarmos que se faz necessário
ampliar a discussão entre o corpo docente da instituição sobre a importância
de um ensino mais aliado às demandas sociais da atualidade no que se
refere à diversidade cultural.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Nelson Miguel Galindo Neto - IFPE
Presidente - 1137700 - FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
Interna - 073.887.134-68 - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Notícia cadastrada em: 16/08/2021 11:08
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