PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: HUMBERTO ROCHIMIN FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HUMBERTO ROCHIMIN FERNANDES
DATA : 30/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Banca realizada por parecer escrito
TÍTULO:

A Promoção da Saúde na formação de Profissionais de Enfermagem em uma Instituição de ensino: perfil e competências fundamentais


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Promoção de Saúde; Ensino Superior; Competências


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Com o objetivo de descrever as características de formação do profissional enfermeiro de acordo
com o Projeto Pedagógico de uma Instituição de ensino superior de esfera administrativa pública
do estado de Pernambuco e analisar o perfil da formação e competências fundamentais para a
promoção da saúde que podem afetar a prática e assistência à saúde da população. Esse é um
estudo de caso, de abordagem quantitativa, onde foram pesquisados os docentes, discentes e o
projeto político pedagógico do curso de Enfermagem. Abordamos a Política Nacional e a
definição de promoção da saúde e as competências curriculares trabalhadas na formação do
profissional enfermeiro. Sendo assim, realizamos uma busca em plataformas de dados, revisando
e selecionando os estudos de forma criteriosa para melhor fundamentar nosso estudo; analisamos
as competências para a promoção da saúde na formação do enfermeiro no contexto do curso; no
projeto pedagógico do curso identificamos o perfil de formação profissional, as competências e
habilidades pretendidas e o domínio de competência para promoção da saúde correspondente;
identificamos na matriz curricular as disciplinas ofertadas sobre as temáticas saúde pública,
coletiva e promoção da saúde ou que as mencionam; e o que dizem os discentes e docentes sobre
o ensino da promoção da saúde. Conclui-se que os achados revelam que o projeto pedagógico do
curso, matriz curricular e os planos de disciplinas não apresentam estratégias pedagógicas
diferenciadas, que facilitem o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde. E
que não existe estratégias no currículo em análise que possam inserir os alunos na realidade dos
serviços e da comunidade desde os períodos iniciais e uma integração curricular entre teoria e
prática e entre ciclo básico e ciclo profissional. Segundo os docentes e discentes, o ensino da
promoção da saúde na formação do enfermeiro no curso cenário desse estudo, é recomendado
criar e fortalecer estratégias pedagógicas adequadas para a promoção da saúde ao cenário local,
favorecendo a integração teoria e prática e a integração ensino-serviço-comunidade, e a

proximidade com os contextos sociais e seus determinantes de saúde e doença. Embora o estudo
seja de uma realidade particular, ele permite revelar um conjunto de situações e realidades do
processo de formação de competências do enfermeiro, com possibilidade de aproximações de
cenários com outras realidades. Destaca-se a necessidade de analisar o quanto a promoção da
saúde é tratada nas propostas curriculares para os cursos de enfermagem das instituições de
ensino superior. Como produto foi produzido um Podcast com o tema: A promoção da saúde na
formação dos enfermeiros em podcast. Com o objetivo de auxiliar docentes e gestores dos cursos
de graduação em enfermagem a refletir sobre a importância da promoção da saúde na formação
profissional em enfermagem e como uma orientação simplificada de como trabalhar as principais
competências em promoção da saúde nesse processo de formação profissional. O podcast aparece
como uma ferramenta tecnológica alternativa bastante eficaz para ser utilizada na transmissão de
informações e auxiliar de forma efetiva no processo de aprendizagem. Para a produção de
podcast como recurso para a divulgação do produto produzido, inicialmente, foi elaborado um
roteiro de estudo sobre as competências em promoção da saúde, com três eixos orientadores da
discussão, que deram origem a três capítulos, disponibilizados de forma gratuita em uma
plataforma de streaming, sendo eles: 1) Padronizando as competências profissionais em
promoção da saúde; 2) Valores éticos e conhecimentos básicos norteadores das competências
para a promoção da saúde e 3) Os domínios de competências para a promoção da saúde. Este
produto trata de uma forma de publicizar uma reflexão teórica sobre o desenvolvimento de
competências em promoção da saúde. Tratando-se de um constructo teórico, resultado de uma
busca bibliográfica, no entanto, pode servir como início de um aprofundamento e discussão sobre
competências em promoção da saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA PAULA DUARTE PIRES
Presidente - 2120865 - ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
Interna - 1121127 - MARIA DE LOURDES FONSECA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 23/08/2021 23:34
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