PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: LUIZA SANTOS PAZ

DISCENTE : LUIZA SANTOS PAZ
DATA : 04/10/2021
LOCAL: WEBCONFERÊNCIA - ONLINE SINCRONO

Os saberes e práticas sobre a comunicação de notícias difíceis numa residência multiprofissional em saúde

Comunicação. Revelação da verdade. Residência.

A comunicação de notícias difíceis é definida como a informação que modifica gravemente a perspectiva que o paciente tem sobre sua vida futura diante daquela situação de saúde delicada em que se encontra, enfatizando que esse tipo de comunicação é algo que faz parte da rotina dos profissionais de saúde. Nesse contexto, o objetivo geral foi analisar os saberes e práticas sobre a comunicação de notícias difíceis de uma residência multiprofissional em saúde de um hospital público de ensino. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com característica exploratória. As informações produzidas se deram a partir da realização de um grupo focal contendo 11 residentes da Residência Multiprofissional da Saúde do Adulto e do Idoso (RMSAA), e os dados obtidos à luz da análise de conteúdo de Bardin e Malheiros na composição de três categorias analíticas: 1) Significados do processo da comunicação de más notícias e protagonismo da ação; 2) Aprendizagem e vivência prática; e 3) Desafio em lidar com as emoções e a relevância de uma comunicação eficiente. Com os resultados obtidos podemos verificar que há dificuldades dos residentes multiprofissionais em saúde na compreensão do que poderia ser uma má notícia, sempre associando-a a óbitos e doenças terminais, como também, essa responsabilidade de comunicar não cabe a um único profissional. É clara a necessidade dos profissionais em adquirir experiência, conhecer métodos que ensinem a arte de comunicar notícias difíceis e, que isso é algo muito importante e desafiador para a equipe multiprofissional. E, o maior desafio encontrado diante de uma comunicação de notícia difícil é a questão emocional. Percebe-se que o tema sobre comunicação de más notícias merece um maior enfoque nos serviços de saúde. Acreditamos que os resultados dessa pesquisa poderão contribuir para despertar a necessidade de discussão sobre o tema na formação de estudantes e profissionais de saúde, fazendo com que possam lidar de uma forma mais eficiente com essa realidade. E, por fim, como proposta de produto educacional a partir dos resultados encontrados neste estudo, construiu-se um vídeo educativo e um mini ebook, a fim de discutir o tema sobre a comunicação de notícias difíceis.

Externo à Instituição - CRISTIANE MARIA AMORIM COSTA
Interna - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Presidente - 1653241 - WALDEMAR ANTONIO DAS NEVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 23/09/2021 14:29