PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: LEDA OLIVEIRA DE MIRANDA

DISCENTE : LEDA OLIVEIRA DE MIRANDA
DATA : 16/11/2021
LOCAL: Parecer escrito

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DE UMA FACULDADE DE MEDICINA

Formação pedagógica, identidade docente e educação médica educação médica continuada.

Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso - TACC teve como objetivo analisar o processo de formação pedagógica e de construção da identidade docente dos professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de um estudo de carácter exploratório descritivo com abordagem quanti-qualitativa, realizado nas dependências da Faculdade de Medicina-FAMED da Universidade Federal de Alagoas. Para conhecimento do perfil, foi aplicado questionário on-line criado no Google Forms para a totalidade dos docentes médicos (119), mas apenas 39 responderam o questionário. Em um segundo momento utilizou-se a técnica de entrevistas semiestruturadas, realizada com 15 docentes que participaram da primeira etapa (responderam o questionário) e que aceitaram participar da entrevista. Para a etapa de análise das falas, foi utilizada a análise de conteúdo como proposta por Bardin. Durante o processo de análise das falas, foram identificadas as seguintes categorias de análise: formação docente e prática docente, além das subcategorias: educação formal, experiência docente, ensinar e learn by doing. Ficou evidente na conclusão que a maioria dos docentes têm formação na área pedagógica, mas que, no caso de muitos docentes, foi adquirida no decorrer da carreira e a identidade docente construiu-se à medida que foram ganhando experiência, aperfeiçoando a prática docente. A partir destes resultados foi criado, como produto, um guia de orientação com o título: “Como planejar, organizar e realizar uma jornada pedagógica em cursos de Medicina”, com o fito de auxiliar a coordenação de graduação do curso de medicina na realização da Jornada Pedagógica.

Presidente - 2120865 - ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
Externa à Instituição - LÚCIA DE MENDONÇA RIBEIRO SILVA
Interna - 1121127 - MARIA DE LOURDES FONSECA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 08/11/2021 12:37