PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: DANILA SIMONE CASSIANO ALVES DE ALBUQUERQUE

DISCENTE : DANILA SIMONE CASSIANO ALVES DE ALBUQUERQUE
DATA : 24/02/2022
LOCAL: FAMED-UFAL

A PESQUISA SOBRE ENSINO EM FISIOTERAPIA EM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL

Fisioterapia. Docência. Educação Superior. Mestrado Profissional.

Introdução: A evolução do conhecimento científico associada às novas exigências do trabalho em saúde demostra a indispensabilidade de investimentos em formação de profissionais altamente qualificados e cada vez mais comprometidos com a integralidade do cuidado, preconizada pelo Sistema Único de Saúde. A Resolução do CNE/CES n° 4, que institui as DCN/FISIO, recomenda que o fisioterapeuta deve ser preparado para conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. Essa necessidade de formação dos profissionais no campo do ensino e da pesquisa enfatiza a importância da pós-graduação em saúde stricto sensu do tipo mestrado profissional. O conhecimento sobre a produção científica na área de ensino em fisioterapia realizada no Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, ajuda a compreender os desafios da produção científica na área, a identidade atual dos cursos e a orientar a definição de futuras políticas para o setor. Objetivos: verificar a adequação da produção cientifica dos egressos em fisioterapia do MPES às competências orientadas pelas DCN de fisioterapia e aos fundamentos epistemológicos específicos ao MP, e os efeitos pessoais e institucionais dos produtos derivados. Percurso metodológico: estudo de caso, descritivo, associando o método de análise documental direta e com Iramuteq de trabalhos acadêmicos de conclusão de curso de fisioterapeutas egressos do MPES ao método de entrevista com o uso de questionário semiestruturado. O questionário foi constituído por questões abertas e fechadas que respectivamente ajudaram a compreender os objetivos da pesquisa e a compor o perfil dos egressos. Foram analisados doze trabalhos de conclusão e entrevistados onze egressos. Resultados: a maioria dos trabalhos contemplaram as CA e UR pré-definidas, havendo, portanto, uma relação direta entre os artigos, respectivos produtos e a finalidade prevista nas DCN/FISIO de formação orientada pelos princípios do SUS, assim como aos fundamentos epistemológicos da PG profissional MP. Porém, 75% dos TACC apresentaram fragilidades na implementação dos seus produtos, devido principalmente a dificuldades de apoio das IES nas estratégias de políticas e comprometimento administrativo. Os efeitos institucionais e pessoais gerados após a implementação dos produtos, geraram duas categorias: 1- conscientização dos profissionais e alunos, com as subcategorias: humanização em saúde, educação interprofissional e competências do fisioterapeuta e 2- comunicação entre gestores e alunos do curso de fisioterapia. Todos os 11 docentes relataram benefícios pessoais advindos do MP relacionados a qualificação profissional para o trabalho no ensino e/ou serviços. Considerações finais: apesar das dificuldades de implementação dos produtos revelarem desafios institucionais que necessitam de um melhor preparo de políticas incentivadoras capazes de adaptar os currículos para o trabalho em equipe, as pesquisas dos egressos fisioterapeutas criaram benefícios permanentes em algumas IES, como influência na melhora de matrizes curriculares e estratégias de fortalecimento do estágio integrado de diversos cursos da saúde. Esses relatos refletem a importância da qualificação para o trabalho através da PG profissional do tipo MP em ensino na saúde.

Presidente - 1137700 - FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
Interna - 073.887.134-68 - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Externo à Instituição - CESARIO DA SILVA SOUZA
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 11:59